O vulcão Etna, o mais ativo da Europa, começou a soprar impressionantes anéis de fumaça sobre o céu da Sicília, na região do Sul da Itália. A cena chamou a atenção de moradores e turistas por conta da raridade do evento.
As cenas foram registradas na última sexta-feira, 5 de abril, e sua última grande erupção foi no final de 2023. A formação dos anéis de fumaça não é um alerta de uma possível erupção vulcânica.
📌Em registro impressionante, o vulcão Etna liberou anéis de fumaça, despertando a curiosidade dos moradores da Sicília, no sul da Itália. O fenômeno não é um alerta de erupção vulcânica. pic.twitter.com/dN41hRzHgH
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 11, 2024
Os anéis são círculos naturais de gás, emitidos por um vulcão sob condições específicas. Cientistas afirmam que eles são compostos por vapor d’água. O Etna solta mais desses anéis do que qualquer outro vulcão existente na Terra.
Leia mais:
Vulcão na Islândia entra em erupção pela quarta vez em três meses; veja imagens
Vulcão Etna cospe lava no céu noturno da Itália
Segundo os pesquisadores do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, que estudam esse fenômeno, descobriram que a fumaça não representa a maior parte da composição desses círculos ou auréolas, apesar do nome.
Esse fenômeno acontece devido à liberação constante de vapores e gases. A massa gasosa sobe com rapidez pelo centro do conduto, formando os anéis ao envolver o gás em movimento de vórtice.