Apelidada de “tempestade do século” e de “mega tempestade” pela imprensa russa, tempestade de neve e ventos com força de furacão causaram a morte de cerca de dez pessoas e deixaram 23 feridos desde no domingo (26/11), quando as condições climáticas da Ucrânia se intensificaram, de acordo com as informações do ministro do Interior ucraniano, Ihor Klymenko nesta terça-feira (28/11).
“Como resultado da piora das condições climáticas, dez pessoas morreram nas regiões de Odessa, Kharkiv, Mykolaiv e Kiev”, escreveu o ministro do Interior no Telegram.
A tempestade causou danos generalizados no sul da Ucrânia, no sul da Rússia e na península da Crimeia, que Moscou anexou ilegalmente em 2014.
Na cidade de Odessa, alvo de ataques russo, cerca de 1.624 pessoas ficaram presas na neve, de acordo com autoridades do local. Centenas de carros foram rebocados nesta terça (28/11), incluindo 24 ônibus e 17 ambulâncias.
Somente em Odessa, foram contabilizados cinco mortos e 15 feridos. “Vinte e três pessoas ficaram feridas, incluindo duas crianças”, acrescentou Klymenko.
Veja o vídeo de uma rodovia de Odessa:
Leia também:
Guerra entre Israel e Hamas entra no 5º dia de trégua na espera de liberação de mais reféns
Irmãos brasileiros são presos na Espanha por divulgação de material terrorista
Escuridão na tempestade
As regiões da Crimeia, o sul da Rússia, as regiões parcialmente ocupadas de Donetsk, Lugansk, Zaporijia e Kherson na Ucrânia foram as mais afetadas de acordo com autoridades locais.
Ministério das Situações de Emergência russo informou que o mau tempo matou duas pessoas e deixou cerca de 3 milhões de residentes sem eletricidade no país.
Mais de 1.500 localidades ficaram mergulhadas na escuridão devido à tempestade, na Ucrânia. Na noite de segunda-feira (27/11), 15 mil residências na região da capital ainda estavam sem luz. O sistema elétrico do país já está sob pressão dos bombardeios russos.
Além de acarretar problemas à rede energética, a guerra da Rússia na Ucrânia prejudica os serviços de resgate do país. As autoridades disseram que as regiões de Odessa e Mykolaiv foram as mais atingidas pelos blecautes, com 40 mil casas inicialmente afetadas na região de Kiev.
As equipes de resgate também ajudaram quase 2.500 pessoas somente em Odessa. Os serviços de emergência disseram que trataram pessoas com ferimentos causados pela queda de árvores e hipotermia.
Apesar das tempestades, os combates entre as forças ucranianas e russas continuam no leste da Ucrânia.
*com informações Terra Notícias