Uma jogadora de xadrez russa está sendo acusada de tentar envenenar sua adversária colocando um material tóxico em suas peças. O vídeo do momento do suposto envenenamento está circulando na internet.
A gravação é datada de 4 de agosto. Ela mostra a campeã de xadrez Amina Abakarova, 40, mexendo no tabuleiro de peças onde ela enfrentaria sua rival, Uamyganat Osmanova, 30, no Campeonato de Xadrez do Daguestão.
Pelas imagens, pode-se ver Amina mexendo nas peças cerca de 20 minutos antes do início da partida. Ela teria perguntado se o sistema de câmeras estava funcionando, porém lhe disseram que não. Ela, então, é vista depositando algo nas peças da sua adversária. Acredita-se que foi mercúrio de um termômetro quebrado.
Veja abaixo:
Leia mais:
Mortes em hotel de luxo na Tailândia: Seis hóspedes tomaram chá com veneno
Tiros, veneno e queda: adversários de Putin que morreram
Durante o jogo, Osmanova começou a sentir náusea e tontura. Ela foi levada a um médico, que constatou que a provável causa do mal-estar era envenenamento.
Osmanova contou à imprensa local que outras duas pessoas também teriam passado mal. Contato com mercúrio pode causar danos ao sistema nervoso, digestivo e renal.
Após a divulgação das imagens, Amina Abakarova foi presa. Ela admitiu que “queria tirar sua oponente do torneio” e que tinha uma “hostilidade pessoal” contra Osmanova, que a havia derrotado em outro torneio recente.
Pelo envenenamento, ela pode pegar pena de até três anos de prisão. Além disso, a Federação Russa de Xadrez (RCF, na sigla em inglês) diz que está considerando banir Amina Abakarova para sempre da modalidade. O presidente da federação, Alexander Tkachhyov, declarou à imprensa:
“Estamos esperando uma investigação. Se for comprovada a culpa, nossa reação será proibir para sempre que essa pessoa participe de torneios”.
Com informações de UOL e O Globo.