O Serviço Meteorológico Nacional emitiu um alerta de enchentes em vigor na manhã desta segunda-feira (5/2) para cerca de 40 milhões de residentes na Califórnia, onde choveu o acumulado, de mais de um mês, nas últimas 24 horas.
De acordo com os dados coletados pelo site PowerOutage.us (especializado em rastrear, registrar e agregar quedas de energia nos Estados Unidos), mais de 634.000 clientes estão sem energia na Califórnia.
Los Angeles registrou mais de 10 centímetros de chuva no domingo (4/2), batendo o recorde diário da cidade de 2,55 centímetros estabelecido em 1927.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, decretou estado de emergência para os condados de Los Angeles, Orange, Riverside, San Bernardino, San Diego, San Luis Obispo, Santa Bárbara e Ventura, onde as enchentes inundaram estradas e os ventos fortes estão derrubando linhas de energia e árvores.
Stay away from creeks and flooded roadways. These areas are extremely dangerous.
Manténgase alejado de arroyos y carreteras inundadas. Estas áreas son extremadamente peligrosas. pic.twitter.com/ZQeqfJlyx6
— Santa Barbara Police Department (@SB_Police) February 5, 2024
Veja também:
VÍDEO: Passa de 100 o número de vítimas do incêndio no Chile e país declara luto nacional
VÍDEO: Guarda Costeira dos EUA resgata cachorro preso em contêiner há mais de uma semana
Vítimas
Um homem de 82 anos, morreu no domingo (4/2), após a queda de um gênero de árvore grande conífera (Sequoia), de acordo com Departamento de Polícia de Yuba City, que identificou a vítima como David Gomes.
“Através da investigação, pareceu que Gomes possivelmente estava usando uma escada para tentar afastar a árvore de sua residência quando ela caiu sobre ele”, disse a polícia em comunicado.
Outro acidente registrado com morte, também no domingo (4/2), também foi com uma árvore que caiu sobre uma casa em Boulder Creek, matando um morador de dentro da residência, de acordo com o Departamento do Xerife de Santa Cruz. Uma segunda pessoa conseguiu escapar da casa, disseram as autoridades.
*com informações ABC News