22.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Vereadora de Paris sugere “maior conhecimento” sobre ratos para aprender a conviver com eles

Publicado em:

- Anúncio -

A grande proliferação de ratos é um problema grave em Paris e é conhecimento de todos. Entretanto, com as reformas que a cidade vem fazendo para receber os Jogos Olímpicos de 2024, e também as ondas de calor, além da volta em massa dos turistas, a prefeitura da capital francesa aparentemente esgotou as estratégias contra os roedores esgotaram, a ponto de uma vereadora ter sugerido a conhecer melhor esses animais para aprender a conviver com eles.

A proliferação de ratos não é um grande desafio para as autoridades locais da França. O assunto voltou à tona após declarações polêmicas de uma vereadora da capital francesa, Douchka Markovic, que viraram motivo de chacota nas redes sociais.

Em uma reunião da câmara de vereadores de Paris no último 8 de julho, Markovic saiu em defesa dos ratos, sugerindo métodos não-letais e éticos contra os roedores. Para ela, é preciso conhecer melhor o modo de vida desses animais para aprender a conviver com eles, já que “eles estarão sempre presentes em Paris, pouco importa o que fizermos”.

SAIBA MAIS: Torcida do PSG picha muros da sede em Paris e exige saída de dirigentes

Integrante do Partido Animalista, legenda criada em 2016, a vereadora também sugere uma outra nomenclatura para os “ratos”, que considera uma palavra pejorativa. Por isso, em sua alocução na Câmara Municipal de Paris, Markovic preferiu utilizar um sinônimo para se referir aos roedores, “surmulot” (sem tradução em português).

“Sim, a presença de ratos pode ser uma dificuldade quando eles estão em nossas casas e porões. Ninguém pode negar esse fato: há ratos em Paris, que eu prefiro chamar de ‘surmulots’, com uma conotação menos negativa”, afirmou.

Proliferação de ratos aumenta

Embora não haja um balanço oficial sobre o aumento de ratos nos espaços públicos de Paris, as reclamações de moradores se multiplicam. Na imprensa francesa, notícias sobre a infestação de alojamentos sociais e invasão de roedores em locais turísticos são frequentes. Vídeos feitos por visitantes estrangeiros, muitos deles brasileiros, viralizam nas redes sociais.

Várias são as explicações para o fenômeno, a principal delas são as ondas de calor, cada vez mais precoces, mais longas e intensas na Europa. Apenas neste mês, a França registrou dois episódios de temperaturas extremas, o que, segundo especialistas, tem uma incidência importante na proliferação dos roedores.

Com invernos cada vez mais curtos e menos intensos, os ratos começam a se reproduzir mais cedo. A própria prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que é frequentemente abordada sobre esse problema, comentou sobre o fenômeno, em uma entrevista à revista Le Point durante a última campanha para as eleições municipais, em 2020.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -