Fiéis católicos romanos, turistas e admiradores começaram a visitar o túmulo do papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, aberto ao público na manhã deste domingo (27/4), um dia após seu sepultamento.
Hoje também ocorreu a Santa Missa em sufrágio da sua alma, que contou com a presença de cerca de 200 mil pessoas.
O túmulo foi aberto para visitação no segundo dos nove dias de luto oficial por Francisco, após o qual um conclave será realizado para eleger o próximo papa. Embora a Igreja ainda não tenha definido a data, espera-se que o processo tenha início por volta de 10 de maio.
Leia mais:
Adeus: Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore; o que acontece agora?
Funeral do papa Francisco reúne Lula, Milei, Trump e outros líderes mundiais no Vaticano
Uma rosa branca sobre o túmulo
O Papa Francisco escolheu seu local de sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior, perto de um ícone da Madona que ele reverenciava, porque, nas palavras do arcebispo que administra a basílica, reflete sua vida “humilde, simples e essencial”.
Uma única rosa branca foi colocada sobre o túmulo com a inscrição “Franciscus” – o nome de pontífice de Jorge Mario Bergoglio. A rosa é uma referência à relação que o papa tinha com Santa Teresinha.
Segundo a agência de notícias do Vaticano, a “Vatican News”, a rosa representa a devoção de Francisco com a santa Teresa de Lisieux, conhecida como “Santa Teresinha do menino Jesus”. Sempre que se encontrava em dificuldades, o papa pedia a intercessão de Santa Teresinha, para que viesse ao seu auxílio ou de outras pessoas necessitadas. E acreditava que, de alguma forma, sempre acabava recebendo de presente uma rosa branca, que, para ele, era o sinal da graça concedida pela santa.
Em entrevista aos jornalistas Sergio Rubin e Francesca Ambrogetti para o livro “El jesuita”, o papa Francisco falou sobre sua relação com Santa Teresinha. Na ocasião, ele teria dito:
“Quando tenho um problema, peço à santa, não para resolvê-lo, mas para tomá-lo em suas mãos e me ajudar a aceitá-lo, e como sinal quase sempre recebo uma rosa branca”.
Antes de morrer, dias depois de sua última internação, o papa voltou a receber como presente uma rosa branca. Na ocasião, a flor inclusive era proveniente da cidade de Lisieux, na França, onde viveu a santa.
Centenas de pessoas já visitaram o túmulo neste domingo. As pessoas passaram em fila, muitas fazendo o sinal da cruz ou tirando fotos com o celular. Muitos fiéis se emocionam ao ver a rosa sobre o sepulcro.
*Com informações de UOL.