Internado há 16 dias no hospital Gemelli, em Roma, o Papa Francisco expressou sua gratidão pelas orações dos fiéis e pelo atendimento da equipe médica. Em uma mensagem divulgada pela Santa Sé neste domingo (2/3), durante o Angelus, o pontífice destacou a importância da fé nos momentos de enfermidade e reforçou seu compromisso com a paz global, citando conflitos em países como Ucrânia, Palestina e Israel.
“Irmãs e irmãos, envio-lhes estes pensamentos do hospital, onde, como sabem, estou há vários dias, acompanhado por médicos e profissionais de saúde, a quem agradeço o cuidado com que cuidam de mim”, escreveu papa Francisco.
O pontífice, de 88 anos, também ressaltou a importância da confiança em Deus durante períodos de dificuldade.

Além de agradecer pelo carinho dos fiéis, papa Francisco destacou como a intercessão da Igreja o fortalece espiritualmente.
“Sinto todo o carinho e a proximidade de vocês e, neste momento particular, sinto-me como que ‘carregado’ e apoiado por todo o Povo de Deus”, afirmou.
Saiba mais:
- Novo boletim do Vaticano deixa de classificar saúde do Papa como crítica
- URGENTE: Papa Francisco apresenta piora em quadro respiratório
O líder da Igreja Católica também direcionou sua mensagem para a paz mundial, mencionando diversas regiões em conflito:
“Rezo especialmente pela paz. Daqui a guerra parece ainda mais absurda. Rezemos pela martirizada Ucrânia, pela Palestina, por Israel, pelo Líbano, por Mianmar, pelo Sudão, por Kivu”.

Saúde do Papa Francisco
Desde 14 de fevereiro, Francisco está sob cuidados médicos no hospital Gemelli. Segundo o Vaticano, o pontífice teve uma noite tranquila e permanece em repouso. No sábado (1º/3), um boletim informou que sua saúde está estável e sem febre.
Na última sexta-feira (28/2), a equipe médica demonstrou preocupação após um agravamento repentino no quadro respiratório do Papa. No entanto, desde então, sua recuperação tem mostrado estabilidade.
