As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“Não vou renunciar”: Diretora do banco central dos EUA se nega a deixar cargo após ser demitida por Trump

“Não vou renunciar”: Diretora do banco central dos EUA se nega a deixar cargo após ser demitida por Trump

Em novo capítulo do conflito entre Trump e o Federal Reserve, diretora da instituição prometeu lutar contra demissão.

Demitida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a diretora do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano), Lisa Cook, afirmou nesta terça-feira (26/8) que o republicano não tem autoridade para afastá-la do cargo. Ela afirmou que vai permanecer nele.

Trump postou nas redes sociais na segunda-feira (25/8) que demitiu Cook, de acordo com uma carta endereçada a ela e publicada em suas redes sociais — a primeira vez que um presidente demitiu um governador de banco central nos 111 anos de história do banco central. Segundo Trump, Cook teria feito “declarações falsas” em contratos de hipoteca e iria ser investigada por suspeita de fraude.

A Agência Federal de Financiamento Habitacional dos EUA (FHFA, na sigla em inglês) afirmou que Cook teria cometido fraude ao designar um condomínio como residência principal apenas duas semanas depois de tomar um empréstimo para uma outra casa de sua propriedade no estado do Michigan.

Em declaração reproduzida por seus advogados, Cook afirma:

“O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo.

Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022″.

Segundo os advogados de Cook, “todas as medidas necessárias” contra a decisão de Trump serão tomadas “para impedir a tentativa de ação ilegal”.


Leia mais:

Trump ameaça impor tarifa de 200% sobre a China caso o país não aumente o fornecimento de ímãs

Após diagnóstico de insuficiência venosa, Trump aparece com mão maquiada em reunião da Copa do Mundo de 2026; veja foto


Este é o mais novo capítulo do conflito entre Trump e o Fed: Ele já criticou publicamente o presidente da instituição, Jerome Powell, e disse que gostaria de demití-lo. Trump tem criticado a instituição por não baixar a taxa de juros, o que na opinião do presidente poderia desacelerar a economia.

Lisa Cook faz parte do Conselho de Governadores do Fed, que é composto por sete membros. Ela também participa do comitê de 12 integrantes responsável por definir a política monetária dos EUA.

Cook foi indicada ao Fed em 2022, pelo então presidente dos EUA, Joe Biden. Ela foi a primeira mulher negra a assumir o posto.

*Com informações de Metrópoles e CNN Brasil