As bolsas dos Estados Unidos caíram nesta segunda-feira (21/4), conforme crescem as preocupações sobre a independência do Federal Reserve (Fed) após novas críticas do presidente dos EUA, Donald Trump, contra o presidente do Fed, Jerome Powell. O Fed é o equivalente americano do nosso Banco Central.
Às 16h20 (pelo horário de Brasília) todos os principais índices das bolsas de Wall Street recuavam mais de 3%, com destaque para o Nasdaq, que caía 3,46%. Já o Dow Jones e o S&P 500 tinham perdas muito próximas de 3,10%.
Nesta segunda, Trump voltou a criticar a política monetária dos EUA, dizendo que uma desaceleração da economia pode acontecer se Powell não cortar as taxas de juros.
Já na semana passada, Trump chegou a insinuar a demissão de Powell, e o chamou de “atrasado” e “errado”. Segundo Trump, Powell deixará o comando da autoridade monetária “se eu pedir para ele”.
Leia mais:
Em meio a “tarifaço”, comércio entre Brasil e EUA bate recorde no 1º trimestre
“Remover o chair do Fed cheira mal, sem nenhuma razão aparente a não ser o fato de o presidente querer assumir o controle… quando (o mercado) tem esses pontos de interrogação, ninguém quer investir”, disse Robert Pavlik, gerente sênior de portfólio da Dakota Wealth Management.
Além das bolsas, o dólar também perdeu força no mundo ao longo desta segunda-feira. O índice DXY, que mede o desempenho do dólar norte-americano frente a uma cesta de divisas globais, cai 1%, a 98.399.
*Com informações de CNN Brasil.