As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Ex-presidente do Peru é condenado a 14 anos de prisão por corrupção

Martín Vizcarra governou o Peru entre 2018 e 2020 e é mais um ex-chefe do Executivo do país envolvido em denúncias
26/11/25 às 16:01h
Ex-presidente do Peru é condenado a 14 anos de prisão por corrupção

O ex-presidente peruano Martin Vizcarra (Foto: Ernesto Benavides/AFP)

A Justiça do Peru condenou nesta quarta-feira (26/11), o ex-presidente Martín Vizcarra, que governou o país de 2018 a 2020, a 14 anos de prisão por corrupção.

Segundo o Quarto Tribunal Penal Nacional Colegiado, Vizcarra solicitou 2,3 milhões de sois peruanos (cerca de 3,6 milhões de reais) em subornos para favorecer empresas na concessão de obras públicas enquanto era governador regional de Moquegua, entre 2011 e 2014.

Durante o julgamento, iniciado em outubro passado, o ex-presidente negou todas as acusações e classificou o caso como perseguição política. Vizcarra chegou ao poder em 2018 após a renúncia de Pedro Pablo Kuczynski, presidente entre 2016 e 2018, que deixou o cargo envolvido em denúncias de corrupção.


Leia mais:

Toffoli anula provas da Odebrecht contra ex-primeira-dama do Peru

Congresso do Peru afasta presidente do país e chefe do parlamento assume cargo


A sentença determina o cumprimento imediato da pena, já que o ex-chefe de Estado não atende aos requisitos legais para a suspensão condicional. Além da prisão, Vizcarra está proibido de ocupar cargos públicos por nove anos. Seu irmão mais velho, Mario Vizcarra anunciou, entretanto, que pretende disputar as eleições presidenciais de 2026 pelo partido Peru Primeiro.

Após a condenação, Vizcarra escreveu no X:

“Fui condenado por me opor ao pacto da máfia. Isso não é justiça, é vingança. Mas eles não vão me quebrar. A resposta está nas urnas. Meu irmão Mario Vizcarra continuará essa luta por vocês. O Peru vem em primeiro lugar, e ninguém conseguirá silenciá-lo”.

As autoridades devem determinar ainda hoje em qual presídio Vizcarra começará a cumprir pena.

Vizcarra é mais um chefe do Executivo envolvido com corrupção na história recente peruana. Desde 2018, o Peru já teve seis presidentes, entre renúncias, impeachments, prisões e crises institucionais que alimentam a mais longa instabilidade política da história recente do país.

*Com informações de Veja