As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Esposa do ex-primeiro-ministro do Nepal morre queimada em casa durante manifestações

A morte da esposa do ex-premiê ocorre em meio à onda de protestos puxados majoritariamente por jovens da chamada geração Z
Esposa do ex-primeiro-ministro do Nepal morre queimada em casa durante manifestações

(Foto: reprodução)

A crise política no Nepal ganhou contornos ainda mais trágicos nesta terça-feira (9/9). Rajyalaxmi Chitrakar, esposa do ex-primeiro-ministro Jhalanath Khanal, morreu queimada em um incêndio criminoso em sua residência, no bairro de Dallu, em Katmandu. O caso ocorreu em meio à escalada de manifestações contra o governo, que também resultou na invasão e queimada do Parlamento e da Suprema Corte.

Segundo a imprensa local, Chitrakar foi trancada dentro do imóvel antes de as chamas serem ateadas. Resgatada em estado crítico, chegou a ser levada ao Hospital de Queimados de Kirtipur, mas não resistiu. De acordo com os médicos, as queimaduras comprometeram inclusive os pulmões.

A morte da esposa do ex-premiê ocorre em meio à onda de protestos puxados majoritariamente por jovens da chamada geração Z. O estopim foi a decisão oficial de bloquear 26 redes sociais sem registro legal no país, entre elas Facebook, X, YouTube e LinkedIn. A medida afetou diretamente a população de 15 a 43 anos, que representa 43% dos nepaleses e depende das plataformas para comunicação e trabalho.

O veto não atingiu o TikTok, que se transformou em canal de mobilização. Vídeos viralizados na plataforma expuseram o contraste entre a vida luxuosa dos filhos de políticos e as dificuldades enfrentadas pela maioria da população, ampliando a revolta.

(Foto: reprodução)

Na segunda-feira (8/9), milhares de pessoas foram às ruas de Katmandu e de outras cidades. Em frente ao Parlamento, forças de segurança usaram gás lacrimogêneo, jatos d’água e balas de borracha para dispersar a multidão. A Anistia Internacional denunciou ainda o uso de munição letal contra manifestantes, em sua maioria jovens.


Leia mais

VÍDEO: Manifestantes queimam parlamento e casas de ministros no Nepal

Em protesto contra bloqueio das redes sociais, 14 pessoas morrem e dezenas ficam feridas no Nepal


Diante da pressão e após ao menos 19 mortes em confrontos, o primeiro-ministro KP Sharma Oli renunciou ao cargo. No mesmo dia, o governo interino suspendeu o bloqueio às redes sociais, e todas as principais plataformas voltaram a funcionar no país.

Além da casa de Jhalanath Khanal, também foram incendiadas a residência de Oli e a do ministro das Finanças, Bishnu Prasad Paudel, que chegou a ser perseguido e espancado por manifestantes.

Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do ex-premiê Jhalanath Khanal, de 75 anos.

*Com informações do Terra e Uol.