As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Cabos submarinos de internet são danificados no Mar Vermelho

Cabos submarinos de internet são danificados no Mar Vermelho

Empresas de telecomunicações alegaram que cabos de fibra ótica foram rompidos no Mar Vermelho. Ao menos 25% do tráfego de internet entre o Oriente Médio e a Ásia pode ter sido afetado. Pelo menos quatro cabos foram rompidos, disse uma empresa de telecomunicação de Hong Kong.

A HGC Global Communications ressaltou que 25% do tráfego foi impactado, e que pelo menos 80% do serviço de internet da Ásia depende dos cabos de fibra ótica que passam pelo Mar Vermelho.

“Essa é uma ocorrência excepcionalmente rara e teve um impacto significativo nas redes de comunicação no Oriente Médio”, informou a companhia no comunicado divulgado hoje.


Leia mais

Casa Branca se recusa a comentar decisão da Suprema Corte

França é o primeiro país a incluir direito ao aborto na Constituição

Mulher é presa por colocar filho em caixa de transporte para cães


A Seacom, empresa da África do Sul que teve um dos cabos cortados, disse que os testes apontaram para falhas na região do Iêmen. Em nota enviada à AFP, a empresa disse que tentava redirecionar parte tráfego, mas que alguns serviços ficaram fora.

Os Houthis do Iêmen estariam focando em ataques aos cabos de fibra ótica na região. O grupo, que não assumiu a autoria do suposto ataque, também atacou recentemente navios mercantis no Mar Vermelho e sofreu retaliação conjunta dos Estados Unidos e Reino Unido. Eles descrevem os atos como de solidariedade aos palestinos contra Israel na guerra de Gaza.

Os ataques no Mar Vermelho prejudicaram o transporte marítimo global e forçaram as empresas a redirecionarem suas rotas. Além disso, a chance de conflito alimentou os temores de que a guerra entre Israel e Hamas possa se espalhar e desestabilizar o Oriente Médio em geral.