O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou nesta manhã em Moscou, na Rússia, para cumprir agenda amanhã com o presidente Vladimir Putin. Não há compromissos oficiais agendados para hoje. Ele foi recepcionado por militares e desembarcou do avião usando máscara.
Veja mais:
EUA diz que a Rússia pode invadir a Ucrânia “a qualquer momento”
A visita ocorre em meio às tensões internacionais na região, com Estados Unidos e a ONU acusando a Rússia de uma iminente invasão na Ucrânia, uma crise que se arrasta desde o final de 2021. No entanto, de ontem para hoje houve a retirada de algumas tropas russas na fronteira com a Ucrânia: tropas que faziam exercícios militares foram enviadas de volta às suas bases, segundo o ministro da Defesa do país.
Enquanto o porta-voz do governo russo Dmitri Peskov acusa o Ocidente de “histeria sem fundamento”, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) recebeu com otimismo cauteloso a disposição da Rússia de começar a retirada de suas tropas. Hoje, Putin recebe o chanceler alemão Olaf Scholz para discutir a crise.
Apesar de ter sido aconselhado a adiar ou mesmo cancelar a viagem, Bolsonaro decidiu manter os planos. A viagem tem como objetivo negociação de fertilizantes agrícolas e acordos de energia, e focar nas relações comerciais entre Brasil e Rússia.
Com informações do G1.