Trump afirma que ação dos EUA evitou avanço de Rússia e China na Venezuela

(Foto: reprodução/Instagram @realdonaldtrump)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (9/1) que está disposto a vender à China e à Rússia “todo o petróleo de que precisarem”, após o governo norte-americano assumir o controle da comercialização do petróleo venezuelano. A declaração foi feita durante uma reunião com executivos do setor energético, na Casa Branca.
Segundo Trump, a decisão de prender o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e intervir na produção de petróleo do país teria sido motivada pela disputa geopolítica com potências rivais. De acordo com ele, caso os Estados Unidos não tivessem agido, China e Rússia já teriam assumido o controle dos ativos energéticos venezuelanos.
“Se não tivéssemos feito isso, a China já estaria lá e a Rússia também”, declarou.
Leia mais
Trump cancela segunda onda de ataques à Venezuela após libertação de presos políticos
Brasil envia medicamentos e insumos para ajudar a Venezuela
“Estamos abertos a negócios. A China pode comprar todo o petróleo que quiser de nós, seja lá ou nos Estados Unidos. A Rússia também pode obter todo o petróleo de que precisar”, declarou o presidente norte-americano no encontro.
As falas marcam uma mudança de tom em relação a posicionamentos anteriores de Trump, quando criticou aliados europeus por manterem negociações energéticas com a Rússia em meio à guerra na Ucrânia. No ano passado, o presidente chegou a afirmar que o conflito terminaria caso os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) interrompessem a compra de petróleo russo.
*Com informações da CNN Brasil






