Lentes de contato dental: saiba como podem renovar sua autoestima e seu sorriso

(Foto: reprodução)
Já pensou em ter um sorriso mais branco e alinhado sem precisar passar por grandes procedimentos? Manchas, fraturas e dentes irregulares podem afetar a autoestima, mas a odontologia estética evoluiu bastante e hoje oferece uma solução prática e eficiente: as lentes de contato dental.
Essas lentes são camadas ultrafinas de porcelana, quase transparentes, feitas sob medida para cobrir a frente dos dentes. Elas corrigem imperfeições, uniformizam a aparência e proporcionam um resultado natural e duradouro.
O tratamento é rápido e feito em poucas etapas. Primeiro, o dentista avalia se é necessário um pequeno desgaste no dente para melhor encaixe. Em seguida, é feita uma moldagem ou escaneamento digital em 3D, que registra todos os detalhes da arcada dentária.
Com base nesse modelo, um laboratório especializado produz as lentes artesanalmente, utilizando porcelanas de alta resistência e com aparência semelhante à dos dentes naturais.
Na fase final, o dentista testa o encaixe e a cor das lentes. Se tudo estiver em harmonia, elas são coladas permanentemente com um cimento especial, garantindo fixação e durabilidade.
Leia mais
Eles mudaram destinos: médicos relatam casos que marcaram suas jornadas
Entenda o que é clinomania, o desejo excessivo de ficar na cama
O resultado é um sorriso mais bonito, natural e confiante. Tudo sem precisar de um tratamento invasivo. E embora o uso das lentes não seja algo novo, ainda existem mitos quanto a sua utilização. Há quem diga que as lentes podem danificar os dentes, ou que o processo de aplicação é doloroso. Também há quem diga que as lentes possuem apenas fins estéticos, e o grande mito de todos: lentes causam mau hálito?
Para esclarecer essas dúvidas, a reportagem da Rede Onda Digital conversou com a cirurgiã-dentista Andrea Cordeiro, que afirma que as lentes de contato dentais vão além da estética:
“Elas são indicadas também para corrigir alterações na forma anatômica, melhorar a harmonia das cores, ou seja, alterações na coloração e para fechar diastemas, que são os espaços entre os dentes”, explica.

O processo também não é doloso, segundo a especialista. “As lentes na aplicação não geram dor alguma, elas não são definitivas e ela não gera também nenhum dano ao dente, elas podem ser removidas”.

Mas e o mau hálito? É real? A Dra. Andrea Cordeiro garante que não.
“Quando bem feitas e bem adaptadas e bem cuidadas, elas não vão gerar mau hálito. É como um carro, você precisa fazer manutenções para poder funcionar bem”, explicou a especialista, que ainda deu dicas de como manter as lentes sempre limpas e sem odor.
A dentista Dra Andrea Cordeiro esclarece mitos sobre lentes dentais pic.twitter.com/baZKQw59Zn
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 23, 2025
“O que você tem que ficar de olho é sempre em adaptação na parte gengival e também em retornar ao dentista de seis em seis meses, no mínimo, para fazer manutenções e deixar a faceta sempre bem lisinha, sem ter rugosidades, para que não acumule nessa rugosidade nenhum tipo de sujeira”, conclui a especialista.






