As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Eles mudaram destinos: médicos relatam casos que marcaram suas jornadas
Neste "Dia do Médico" o portal Rede Onda Digital conta duas histórias que marcaram a carreira de especialistas
18/10/25 às 09:00h
Foto: Ericlene Garcia
Eles salvam a vida de pacientes e além do sentimento de dever cumprido, o lado humano se torna mais sensível ao perceberem que as histórias de terceiros impactam diretamente na própria vida. Neste dia 18 de outubro se comemora o “Dia do Médico”, e agora, conheceremos duas histórias que marcaram a vida de especialistas em diferentes áreas.
Vencendo a obesidade
O cirurgião bariátrico metabólico, Victor Dib, já operou mais 8.500 pessoas. Entre elas, uma história que tem mais de três décadas voltou a sua memória nos últimos dias.
Foto: Ericlene Garcia
Na segunda-feira (13/10), um paciente atendido no fim dos anos 90, foi até o escritório dele para fazer uma visita. Ao portal Rede Onda Digital, ele relembrou o primeiro atendimento ao homem.
“Na época ele pesava praticamente 200 quilos. Tinha uma incapacidade brutal de qualidade de vida e de possibilidade de progressão em qualquer carreira”, relembrou.
Na época, a cirurgia era considerada de risco devido o estado do paciente.
“Foi um caso desafiador porque ele não tinha condições cirúrgicas. Nós tivemos que internar esse paciente na época antes da cirurgia para que ele perdesse alguns quilos para podermos operar”, detalhou.
Após trinta anos, o homem conseguiu vencer a obesidade e ter sucesso, além de saúde.
“Ontem ele deixou um depoimento com muito carinho me felicitando e me agradecendo. Ele está hoje com 70 quilos praticamente. Teve uma carreira de sucesso, uma vida de saúde, é uma outra pessoa, muito feliz”, comemorou.
O especialista descreveu o momento como emocionante e inspirador.
“O que me emocionou muito e me fez sentir muito orgulhoso. Ontem eu estava em um momento complexo, cuidando de uma paciente complicada e recebi essa informação dele, o que me deu mais ânimo para cuidar desse novo desafio que vem à frente”, declarou, emocionado.
Que a alimentação saudável é importante, isso não é novidade. Agora imagine ver exemplos, na prática, na vida de várias crianças nos dias de hoje, em que o consumo de alimentos industrializados e ricos em sódio e gorduras são tão comuns. A pediatra, Luiza Chalub, acompanhou um caso desses de perto.
“Eu atendia uma senhora que tinha uma escadinha de filhos e todos os meses ela trazia um filho para a consulta. Mas não era porque eles adoeciam, era porque ela tinha muitos filhos e precisavam de vacinas, vitaminas”, iniciou a especialista em entrevista ao portal Rede Onda Digital.
Foto: Reprodução/Acervo Pessoal
Ao longo das consultas, a mulher passou a perceber que o motivo da saúde ‘de ferro’ dos pequenos tinha total influência da alimentação saudável.
“O interessante é que essas crianças não adoeciam e a base da alimentação delas era peixe, porque o esposo dela era pescador. Ela morava próximo da feira. No final da feira ela conseguia frutas, verduras e legumes a um preço muito bom”, revelou a especialista.
Ao perceber que a alimentação simples e eficaz trazia ótimos resultados, Chalub explica que nem sempre os produtos mais caros são sinônimo de melhor saúde.
“Muitas vezes você trabalha em locais em que as pessoas têm recursos maiores e a gente vê crianças que só vivem em emergência, que todos os meses precisam se hospitalizar. Essa história me marcou e eu sempre digo para as mães e ressalto o quanto é necessário que você crie o seu filho como se realmente ele morasse em uma fazendinha”, concluiu.