Fenômeno raro deixa Júpiter visível durante toda a noite neste sábado (10)

(Foto: reprodução)
Júpiter poderá ser visto maior e mais brilhante no céu na noite deste sábado (10/1), no que será o melhor momento de observação do planeta em 2026. O fenômeno permitirá que o astro seja observado a olho nu durante toda a noite, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis.
A alta visibilidade ocorre por causa da chamada oposição, quando a Terra se posiciona entre o Sol e outro planeta do Sistema Solar. Nesse alinhamento, Júpiter fica mais próximo da Terra em sua órbita, refletindo mais luz solar e permanecendo visível do anoitecer ao amanhecer.
Segundo o astrônomo Daniel Mello, do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a oposição de Júpiter acontece, em média, a cada 398 dias. Com isso, após o evento deste sábado, a próxima oportunidade semelhante só ocorrerá em 10 de fevereiro de 2027.
Leia mais
Após enfrentar câncer no sistema linfático, morre Isabel Veloso aos 19 anos
Trump diz que não pretende ordenar captura de Putin: “Ele tem medo dos Estados Unidos da América”
Durante a oposição, Júpiter nasce no horizonte leste ao pôr do sol e se põe no oeste ao amanhecer, o que garante um longo período de observação. O planeta será um dos pontos mais brilhantes do céu e poderá ser localizado na direção da constelação de Gêmeos.
De acordo com o astrônomo Marcello De Cicco, membro da Sociedade Brasileira de Astronomia, Júpiter apresentará brilho intenso e estável, com coloração levemente amarelada ou creme. Ele destaca que o fenômeno pode ser observado sem equipamentos, embora áreas afastadas da iluminação urbana ofereçam melhor visibilidade.
Para quem utiliza binóculos, será possível identificar as quatro principais luas do planeta como pequenos pontos luminosos ao redor de Júpiter. Já com telescópios, observadores poderão visualizar faixas de nuvens e outros detalhes da atmosfera do maior planeta do Sistema Solar.
(*)Com informações do G1 e Portal Terra






