Escalda-pés: o segredo simples para relaxar, reduzir inchaço e aliviar dores nos pés

Beautician putting bath salt for a foot bath at a beauty spa/Criador: FG Trade
|
Crédito: Getty Images
Em meio à rotina agitada, encontrar métodos simples para relaxar e reduzir o estresse é cada vez mais valorizado. O banho de escalda-pés surge como uma solução prática, promovendo momentos de bem-estar e oferecendo benefícios para a saúde, como a diminuição de inchaço e o alívio de dores nos pés.
Embora não esteja oficialmente listado na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), o escalda-pés combina princípios do banho medicinal com a aromaterapia, proporcionando relaxamento através da imersão dos pés em água morna com sais e ervas aromáticas.
O escalda-pés é uma prática complementar que pode trazer benefícios para grupos específicos, como idosos, gestantes, diabéticos e portadores de hanseníase. Nesses casos, a prática ajuda a combater o inchaço causado pelo acúmulo de líquidos e melhora a circulação nos pés, regiões frequentemente afetadas por problemas nervosos ou circulatórios.
Além disso, a combinação de água quente e massagem atua na dilatação dos vasos sanguíneos e no alívio de dores nos pés, que possuem diversas terminações nervosas sensíveis.
Como preparar o escalda-pés ideal?
O segredo começa com a água: ela deve estar morna, suficiente para ser confortável, sem risco de queimaduras. Um litro de água em um recipiente de sua preferência já é suficiente. Acrescente um punhado de sais de banho ou sal grosso e ervas ou óleos aromáticos, como camomila, alecrim ou lavanda, ideais para relaxar.
Mergulhe os pés por 20 a 50 minutos. Após o tempo recomendado, faça uma massagem com movimentos circulares para estimular a circulação. Cremes esfoliantes ou hidratantes podem potencializar a sensação de alívio.

Saiba mais:
Conheça os cogumelos amazônicos comestíveis que podem ser adicionados na tapioca
Entrar na piscina depois de comer faz mal? Especialistas respondem
Dicas para saber o que usar no preparo do seu escalda-pés:
- Arnica: diminui a dor
- Alecrim e hortelã: ajudam na circulação. O alecrim ainda age como revigorante e desodorizante, proporcionando frescor.
- Lavanda, erva-cidreira e camomila: ajudam a relaxar e a estimular o sono
- Menta e eucalipto: aliviam a sensação de peso nas pernas
- Calêndula e manjericão: são ervas antissépticas e antibacterianas que combatem frieiras
- Guine: diminui dores nas articulações
- Arruda: ativa a circulação
- Sal grosso: diminui edemas e combate o inchaço
Confira algumas receitas e espante de vez o cansaço!
Lavanda

Ingredientes:
– água quente
– 2 a 3 rodelas de laranja
– bolinhas de gude
– 5 gotas de essência de lavanda
Junte os itens numa bacia e mergulhe seus pés. Deixe por 10 a 15 minutos, usando as bolinhas de gude para massagear a sola dos pés.
Alfazema

Ingredientes:
– água morna
– 4 colheres de sopa de sal grosso
– 8 gotas de alfazema
Junte os ingredientes num recipiente até que o sal dissolva. Deixe os pés imersos por 30 minutos. Enxugue e passe hidratante à base de manteiga de karité.
Refresca-pés

Ingredientes:
– água em temperatura ambiente
– 5 gotas de óleo essencial de hortelã ou folhas de hortelã maceradas com sal marinho
Ponha os pés na mistura por 10 a 15 minutos e sinta o frescor da hortelã. Em seguida, massageie com creme hidratante.
Esfoliante

Ingredientes:
– 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
– 8 colheres de óleo de amêndoas
Junte o açúcar e o óleo e aplique a mistura sobre todas as regiões dos pés em movimentos circulares e para cima. Depois, retire com uma toalha úmida ou coloque os pés em água morna. Enxugue e passe hidratante com manteiga de karité, envolvendo os pés, em seguida, com sacos transparentes. Deixe o hidratante agir por 15 minutos, retire o plástico e faça uma automassagem. Remova o hidratante restante com uma toalha quente e úmida.
Cuidados importantes
No entanto, pessoas com feridas abertas, especialmente diabéticos, devem evitar o escalda-pés. Quem sofre de pressão baixa também deve consultar um profissional de saúde antes de adotar a prática, já que a dilatação dos vasos sanguíneos pode trazer riscos.
Um simples banho de pés pode transformar alguns minutos do dia em um verdadeiro momento de autocuidado e relaxamento.
*Com informações de Veja.






