Arroz com uva-passa causa polêmica nas festas de fim de ano

Foto: Reprodução/Receitas Globo
Uma velha polêmica que sempre vem à tona com a chegada das festas de fim de ano é o arroz com uvas-passas. O prato famoso deveria ser apenas um acompanhamento, mas acaba se transformando em motivo de discordância entre familiares e amigos.
No Brasil, essa tradição se reflete também nos números: em 2023, o país importou cerca de 2,8 toneladas de uvas-passas, segundo dados de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (AgroStat).
Manoel Ortiz, natural da Ilha de Margarita, na Venezuela, compartilhou sua preferência na culinária brasileira. Segundo ele, o arroz com passas é um prato que se destaca pelo sabor: “Eu gosto de arroz com passas, é bom. O sabor, eu acho que é uma mistura de salgado com doce, né? É muito bom”, afirmou.

Mas nem todo mundo aprova…
Ao contrário de Manoel, há quem rejeite de forma categórica a ideia. O crítico de cinema, Ivanildo Pereira, revelou que a mistura de sabores entre doce e salgado não funciona.
“Não curto arroz com passas porque, de modo geral, não gosto de misturar sabor doce com salgado. Acho a uva passa doce demais e pra mim, estraga o sabor do arroz. Além disso, também não gosto da textura da uva passa, às vezes aparece uma mais borrachuda, não curto a sensação. Geralmente, quando um arroz com passas cruza meu caminho, eu acabo gastando um tempinho catando cada uma das uvas’, explicou.

No fim das contas, o arroz com uvas-passas continua sendo o protagonista silencioso das festas. Ele é amado por uns, rejeitado por outros, mas sempre presente na mesa de Natal e Ano-Novo.






