De acordo com o boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz divulgado neste sexta, 25, o mapa do Brasil está totalmente verde em relação às taxas de ocupação de leitos de UTIs para Covid. O boletim monitora a crise sanitária desde julho de 2020.
O mapa indica que todas as UTIs dos estados brasileiros e do Distrito Federal estão com taxas de ocupação inferiores a 60%, portanto fora da zona de alerta para esse indicador. É a primeira vez que isso acontece desde o início da pandemia, há dois anos.
Leia mais:
Governador anuncia quarta dose de vacina contra Covid-19
Wilson Lima determina o fim do uso obrigatório de máscaras em locais fechados no Amazonas
O médico intensivista Ederlon Rezende, coordenador do projeto UTIs Brasileiras que monitora as unidades de tratamento intensivo, afirmou:
“É um alívio. Saímos do mapa do Brasil vermelho, onde as UTIs estavam pressionadas, com falta de leitos, com equipes sobrecarregadas. Está todo mundo com os dedos cruzados para que isso se mantenha”.
O otimismo nas UTIs se deve ao avanço da vacinação da população. Segundo a Fiocruz, 82% da população brasileira já tomou a primeira dose, 74% da população está com a vacinação completa e 34% já tomou a dose de reforço.