A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) confirmou nesta quarta-feira (25) o primeiro caso de sarampo no Amazonas, após dois anos. O caso foi registrado em Manacapuru, a 101 quilômetros de Manaus em uma criança de 1 ano e 3 meses.
Leia mais:
Câmara aprova texto-base sobre limites para ICMS
A família da criança do sexo masculino, reside na comunidade rural da ilha do Ajuratuba, em Manacapuru.
Em entrevista exclusiva realizada para a Rádio e Tv Onda Digital o secretário de Saúde de Manacapuru Rodrigo Balbi falou sobre o caso no município.
”Essa criança foi vacinada dia 06 desse mês, e os sintomas do sarampo começaram no dia 07 com febre, dor de cabeça, tosse e manchas vermelhas pelo corpo. Somente no 17 nossa equipe de Vigilância em Saúde foi comunicada, no dia seguinte fomos até a casa desse menino, e realizamos todos procedimentos necessários. Hoje trabalhamos em ação conjunta com a FVS-Amazonas para o controle da doença no município e acompanhamento do tratamento da criança infectada, que se encontra bem no momento” disse Balbi.
O quadro de saúde da criança é estável, sem complicações. Ela está em tratamento ambulatorial e isolamento social.
Técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS foram deslocados para o município, para apoiar a Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru (Semsa/Manacapuru) nas ações de contenção e controle da doença. Eles devem fazer busca ativa de novos casos suspeitos e bloqueio vacinal.
O sarampo é uma doença potencialmente grave e ao mesmo tempo prevenível, então é dever de todos impedir que tenhamos um novo surto.