O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta sexta-feira (7) que o governo pretende reduzir o período de isolamento (de 10 para 5 dias) para pessoas recém recuperadas de Covid.
Queiroga disse que o Brasil pode seguir o exemplo de outros países que já estabeleceram a medida.
Nos últimos dias de dezembro, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) atualizou suas diretrizes para casos confirmados de Covid em pacientes assintomáticos, bem como para aqueles cujos sintomas já tenham passado ou estejam desaparecendo.
Leia mais:
Marcelo Queiroga testa positivo para Covid-19 em Nova York
Queiroga atribuiu estado de saúde de Bolsonaro ao atentado de 2018
O período de isolamento recomendado passou de 10 para 5 dias. O paciente, no entanto, deve usar máscaras por mais 5 dias caso esteja em contato com outras pessoas.
“Está sendo adotado em outros países, tem assento em evidências científicas. É possível que adotemos essa mesma conduta. 5 dias. Isso está em estudo na área técnica”, afirmou Queiroga a jornalistas.
Queiroga acrescentou que o governo francês autorizou médicos infectados com Covid a continuarem atuando na linha de frente. Isso porque, entre outros motivos, a variante ômicron, predominante nos novos casos, tem causado sintomas mais leves.
Via g1
Acompanhe nossas redes sociais