O Ministério da Saúde anunciou hoje, 20, que liberou a segunda dose de reforço (ou quarta dose) para as pessoas que têm a partir de 40 anos de idade. O objetivo é incentivar a população a completar o ciclo vacinal contra a Covid-19.
Segundo a pasta, cerca de 120 milhões de pessoas aptas a tomar a segunda dose ou a dose de reforço das vacinas ainda não retornaram aos postos de vacinação de todo o país e continuam desprotegidas contra a Covid.
Leia mais:
Prefeitura ampliará pontos de vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos
Boletim Diário da Covid indica 20 novos casos em Manaus
O ministério considera que cerca de 8,79 milhões de pessoas desta faixa etária e que receberam a terceira dose há mais de quatro meses poderão retornar aos postos de vacinação a partir de hoje. A recomendação é que estes indivíduos sejam imunizados com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
A iniciativa do governo vem em meio a uma nova alta de Covid no Brasil: embora as mortes estejam em baixa, o número de novos casos se encontra em ascensão. Segundo a diretora do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Cássia Rangel, em todo o país, quase 22 milhões de pessoas aptas a serem imunizadas receberam apenas uma dose das vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).