Uma mulher americana chamada Laura Barajas, de 40 anos, enfrentou uma séria infecção após consumir uma tilápia insuficientemente cozida em sua casa no início de agosto deste ano. A infecção, causada pela bactéria Vibrio vulnificus, tornou-se tão grave que os médicos optaram por induzir um coma em Laura. Na última quarta-feira (13), ela teve que passar pela amputação dos quatro membros para conter a progressão da infecção.
A V. vulnificus é uma bactéria encontrada em espécies marinhas, mas pode infectar peixes de rio em casos raros. O patógeno normalmente é eliminado em qualquer processo de cozimento ou mesmo durante o congelamento, mas, quando é ingerido por humanos, pode levar a graves complicações.
Leia mais:
Após furtar R$ 5,5 mil em picanha, mulher é presa
Em bilhete, mulher pede socorro em supermercado e é resgatada pela polícia
No caso de Laura, a bactéria se instalou no organismo e não respondia ao tratamento padrão. “Os médicos a colocaram em coma induzido. Seus dedos estavam pretos, assim como os pés e o lábio inferior. Ela estava com sepse completa e seus rins estavam falhando”, descreveu Anna Messina, amiga da família, em entrevista ao site KRON.
A equipe médica decidiu que o melhor caminho para salvá-la era amputar os braços e as pernas para impedir que os tecidos mortos acumulados nessas regiões agravassem a infecção.
O tratamento já consumiu todas as economias da família. De acordo com a campanha do GoFound Me, que tem buscado reunir dinheiro para ajudar a americana, Laura comprou o peixe contaminado em um mercado local em San Jose, na Califórnia.
*Com informações Metrópoles