As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Falta de atenção de prefeitos pode prejudicar aposentadoria de servidores municipais

Falta de atenção de prefeitos pode prejudicar aposentadoria de servidores municipais

Serafim afirmou que gestores estão “estão envolvidos na questão político-partidária e esquecem de prazos relativos à administração pública”. Foto: Divulgação

No próximo dia 31 de março encerra o prazo para que os municípios que implementaram o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) no funcionalismo público façam a transição para o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Ambas os modelos tiveram alterações após a aprovação da Reforma da Previdência Social em 2019.

O RPPS – adotado por União, estados, Distrito Federal e municípios – oferece mais vantagens ao trabalhador, como ausência de carência, abono de permanência e maior agilidade na concessão de benefícios. No entanto, 35 dos 62 municípios do Amazonas ainda estão vinculados ao RGPS, operado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

 


Leia mais:

 

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) alertou para que os gestores observem o período de transição para garantir uma aposentadoria melhor aos funcionários públicos.

“O prazo não será prorrogado. Os prefeitos estão envolvidos na questão político-partidária e esquecem de prazos relativos à administração pública. Isso será um desastre”, enfatizou.

Segundo o parlamentar, o Amazonas é o estado que, proporcionalmente, tem o menor índice de regime próprio (5%).

“No Brasil existem 5.700 municípios, mas apenas 2.100 estão organizados (no RPPS)“, informou Corrêa.

 

Daniel Amorim, da redação