A cantora Lexa perdeu a filha após 3 dias do parto, na última quarta-feira (5/2), em decorrência de pré-eclâmpsia com síndrome de Hellp, o que ocasionou o parto prematuro da bebê.
A pré-eclâmpsia é uma complicação grave que geralmente surge após a 20ª semana de gestação, causando hipertensão arterial na grávida.
Em entrevista ao Portal Drauzio, o ginecologista e obstetra Marco Antônio Galleta, professor da Faculdade de Medicina da USP, destacou que a pré-eclâmpsia e a eclâmpsia são responsáveis por 75% das mortes relacionadas à hipertensão na gravidez. Essas condições representam um risco grave para gestantes e bebês, exigindo diagnóstico precoce e acompanhamento médico adequado.
Leia mais:
Morre Sofia, 1ª filha da cantora Lexa:”Idealizei e sonhei tantas coisas lindas pra gente”
Grávida, cantora Lexa é internada com pré-eclâmpsia: Entenda o que é a condição
“Em países desenvolvidos, é raro ocorrer uma morte por eclâmpsia”, explicou o especialista.
Sintomas da pré-eclâmpsia;
- Hipertensão arterial (pressão alta acima de 140/90 mmHg);
- Inchaço excessivo no rosto, mãos e pernas;
- Dor de cabeça intensa e persistente;
- Alterações na visão, como visão embaçada ou sensibilidade à luz;
- Dor abdominal, especialmente na região superior direita;
- Náuseas e vômitos, principalmente no terceiro trimestre;
- Diminuição da produção de urina.
Segundo Galleta, a pré-eclâmpsia pode evoluir para eclâmpsia, uma condição ainda mais grave que pode causar convulsões e complicações para a mãe e o bebê.
Tratamento
A doença não tem cura, mas é necessário controlar a pressão arterial e manter abaixo de 14 por 9 para prevenir complicações durante a gestação.
Há também outras alternativas como:
- Acompanhamento médico rigoroso;
- Uso de medicamentos anti-hipertensivos;
- Repouso e mudanças na rotina.
Caso Lexa
A condição da cantora Lexa evoluiu e ela precisou ser internada às pressas no dia 20 de janeiro, onde permaneceu internada por 17 dias em um hospital de São Paulo.
A pequena Sofia nasceu prematura, no dia 02 de fevereiro, com apenas 25 semanas de gestação, e morreu no dia 05, 3 dias após o nascimento.
Luto

“Um luto e uma dor que eu nunca tinha visto igual. Vivi os dias mais difíceis da minha vida”, escreveu a cantora em uma publicação emocionante no Instagram.

“Eu não tenho forças nem para andar, parecia que cada pá de terra no seu enterro era como se a minha vida e os meus sonhos estivessem indo junto, meus seios cheios de leite, sem conseguir pensar em nada direito, mas eu creio nos teus planos Senhor…”, disse Lexa no post.
Agenda cancelada
A artista cancelou o bloco de rua no Carnaval do Rio de Janeiro e também anunciou o afastamento do posto de rainha de bateria da Unidos da Tijuca, no Rio de Janeiro.