O Oscar existe há 95 anos, sendo a premiação oficial do cinema. Ao longo de décadas, a Academia já premiou milhares de obras, mas algumas se destacaram, tanto pelo número de indicações quanto pela quantidade de estatuetas conquistadas. Até o momento, três filmes levaram 11 estatuetas, e somente um deles ganhou em todas as categorias em que foi indicado.
Pegando carona no clima de torcida para “Ainda Estou Aqui”, que está entre os indicados ao Oscar 2025, o Rede Onda Digital vai te mostrar quais foram os três filmes que já ganharam 11 Oscars.
O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2003)
Contrariando a crença popular de que filmes baseados em adaptações de livros ou HQs não são valorizados, O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei foi o único filme na história da premiação a levar todas as 11 estatuetas nas categorias em que foi indicado, incluindo Melhor Filme.
Isso ocorreu porque a produção foi indicada em diversas categorias técnicas, desde efeitos visuais a montagem e direção de arte. O diretor Peter Jackson também levou para casa o prêmio de Melhor Diretor, além de o filme ter vencido como Melhor Roteiro Adaptado.
Leia mais
“Ainda estou aqui” tem melhor avaliação entre as produções da mesma categoria no Oscar
Em 2005, quando Homem-Aranha 2 ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais, o diretor Sam Raimi brincou em seu discurso: “Gostaria de agradecer, primeiramente, ao Peter Jackson. Se ele tivesse feito outra adaptação de O Senhor dos Anéis, eu não teria vencido hoje.”
Embora tenha vencido pelo seu primor técnico, O Retorno do Rei não recebeu nenhuma indicação por atuação.
Ben-Hur (1959)
O clássico drama épico religioso dos anos 50 foi o primeiro filme da história do Oscar a levar 11 prêmios, com um total de 12 indicações. Sendo um dos filmes mais caros de sua época, Ben-Hur também foi uma adaptação literária.
Com impressionantes 3 horas e meia de duração, o longa conta a história de um jovem judeu aristocrata, Judah Ben-Hur, que se revolta contra o repressivo governo romano na Judeia. Ele perde sua fortuna e sua família, e acaba vivendo como escravo, até que encontra a chance de se vingar ao entrar em uma disputa de bigas.
Além do excelente visual para a época, Ben-Hur também rendeu as estatuetas de Melhor Ator, para Charlton Heston, e Melhor Ator Coadjuvante, para Hugh Griffith. Por 40 anos, Ben-Hur foi o grande recordista de prêmios no Oscar, até perder esse título para o próximo filme desta lista.
Titanic (1997)
O clássico de James Cameron, Titanic, também levou 11 Oscars, tendo recebido 14 indicações. Lançado em 1997, o longa narra a viagem inaugural do imponente Titanic, em 1912, que teve um destino cruel após colidir com um iceberg e afundar, matando cerca de 1.500 pessoas.
O filme conta a trágica história do navio junto ao romance de Jack e Rose. Ele foi responsável por catapultar as carreiras de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Na época, o longa impressionou, utilizando muitos efeitos práticos para recriar as cenas dramáticas do naufrágio.
Ironicamente, o filme que fez DiCaprio se tornar o queridinho de Hollywood foi também o início de anos de injustiça que o ator sofreu por parte da Academia. Entre as várias categorias técnicas, como Direção, Fotografia e Efeitos Visuais, Kate Winslet foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz, mas DiCaprio não recebeu indicação para Melhor Ator, o que o deixou frustrado na época.
DiCaprio ainda foi indicado por várias outras produções, como Prenda-me Se for Capaz, A Origem e Os Infiltrados, entre outros. Somente em 2016 a justiça foi feita, quando venceu o Oscar de Melhor Ator por O Regresso.