Karla Sofía Gascón, indicada ao Oscar de Melhor Atriz por “Emilia Pérez”, se viu no centro de uma polêmica após declarações dadas em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo viralizarem nas redes sociais.
Na conversa, divulgada no YouTube na terça-feira (28/1), a atriz espanhola afirmou que pessoas ligadas à equipe de Fernanda Torres estariam espalhando críticas negativas contra ela e seu filme. A fala gerou questionamentos sobre uma possível violação das regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que proíbem ataques a concorrentes durante a campanha ao Oscar.
🎦 Karla Sofía Gascón afirma que Fernanda Torres atacou filme Emilia Perez
⤵️⤵️⤵️ pic.twitter.com/qEY3equpT4
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 30, 2025
“Em nenhum momento você me verá falando mal de Fernanda Torres ou do filme de Fernanda Torres. Mas, por outro lado, existem pessoas que trabalham no ambiente de Fernanda, que falam mal de mim e de ‘Emilia Pérez’. Isto fala mais do filme deles que do meu”, disse Gascón no vídeo.
A declaração provocou reações imediatas, inclusive na imprensa internacional, com a revista Variety destacando o caso.
Preocupada com o impacto das palavras, Gascón emitiu um comunicado à Variety para esclarecer sua posição e reafirmar o respeito por Fernanda Torres. “Sou uma grande fã de Fernanda Torres, e tem sido maravilhoso conhecê-la nos últimos meses”, afirmou. “Nos meus comentários recentes, eu me referia à toxicidade e ao discurso de ódio nas redes sociais, que infelizmente continuo sofrendo. Fernanda tem sido uma grande aliada, e ninguém diretamente ligado a ela tem sido nada além de solidário e extremamente generoso.”
A atriz também destacou sua luta por representatividade e igualdade. “Somos como todo mundo — seres humanos com os mesmos direitos e deveres que todos devemos ter”, disse.
As declarações de Gascón surgem em um momento de intensa competição nas premiações da temporada, com internautas analisando trechos do regulamento do Oscar para avaliar se a fala da atriz poderia configurar uma infração.
Vale lembrar que, dias antes da polêmica, Fernanda Torres havia publicado um vídeo elogiando Gascón e condenando os ataques transfóbicos dirigidos à atriz espanhola. Torres, que fez história ao se tornar a primeira atriz brasileira a vencer um Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por “Ainda Estou Aqui”, também repete a nomeação ao Oscar de sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada por “Central do Brasil” em 1998.
Karla Sofía Gascón, por sua vez, é a primeira atriz trans indicada ao Oscar e já acumula nomeações em premiações como Critics Choice, BAFTA e SAG Awards por sua atuação em “Emilia Pérez”. A polêmica reforça os desafios enfrentados por artistas em meio à visibilidade global e à pressão das campanhas por premiações.