Nos últimos anos, beber água com limão logo pela manhã ou ao longo do dia se tornou um costume frequente entre aqueles que buscam uma vida mais saudável. A bebida é associada à hidratação, fortalecimento da imunidade e até mesmo à perda de peso. Mas especialistas alertam que, apesar de ser uma boa fonte de vitamina C e auxiliar no bom funcionamento do organismo, a prática não é milagrosa e pode trazer alguns riscos, especialmente para quem tem problemas gástricos ou preocupação com a saúde bucal.
A nutricionista Thays Pomini explica que o consumo diário pode, sim, trazer benefícios, mas é importante entender seus reais efeitos e tomar algumas precauções. Ela esclarece que não existe um horário ideal para beber água com limão e que o hábito não tem relação direta com emagrecimento.
Além disso, reforça que a acidez da fruta pode prejudicar pessoas com sensibilidade gástrica e desgastar o esmalte dos dentes se consumida em excesso ou sem os devidos cuidados.
Leia mais:
Você tem alergia a frutos do mar? Saiba agora quais os motivos
“Bichinhos do arroz”? Saiba como evitar infestação de traças nos alimentos
Como tomar água com limão?
Para minimizar esses impactos, a especialista recomenda diluir bem o limão na água e, se possível, usar um canudo para evitar o contato direto com os dentes. Com essas precauções, é possível aproveitar os benefícios da bebida sem comprometer a saúde.