As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Suframa prevê todas as empresas do Polo Industrial de Manaus no 4.0 em até dez anos

Seminários prioritários, realizados na Suframa, mostram o resultado de programas incentivados com recursos de P&Di da Lei de Informática
Suframa prevê todas as empresas do Polo Industrial de Manaus no 4.0 em até dez anos

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, estimou que em dez anos todas as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e as empresas beneficiadas com incentivos da autarquia nos demais Estados da Amazônia Ocidental estarão modernizadas e dentro da chamada Indústria 4.o. A estimativa foi feita durante a abertura do “Seminários dos Programas Prioritários Capda”, promovido pela empresa Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITS Amazonas), que desenvolve projetos com recurso da Lei de Informática

“Hoje estamos fazendo uma prestação de contas, com transparência, desta jornada de quatro programas prioritários que estão ativos e financiados por essa política da Lei de Informatica da Zona Franca e assim calar os linguarudos que vivem neste meio”, afirmou o superintendente.

Durante o evento também foi anunciado a realização no dia 6 de novembro de um evento envolvendo todos os órgãos, empresas, instituições e entidades que operam projetos em parceria com o Cetis. Segundo o superintendente será uma “grande feira de ciência” para mostrar ao mundo os resultados da Lei de Informática.

Bosco Saraiva também classificou os incentivos concedidos pela Lei de Informática para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação como “a nova semente de seringueira” para  a Amazônia, uma vez que beneficia toda a região Ocidental da Amazônia.

“Não podemos deixar escapar essa oportunidade das nossas mãos. Aí reside a riqueza intelectual e de desenvolvimento da Amazônia, pois (a Suframa) não é só Manaus, ela está em Roraima, Amapá, Acre e Roraima”, concluiu o superintendente, acrescentando que a inovação propiciada pelos projetos vai “elevar o sarrafo” da qualidade dos produtos feitos na região.


Saiba mais:

Exportações do Amazonas: Figueiredo e Itacoatiara são destaques da Balança Comercial de setembro

Implurb estuda destinar área entre rodovias para implantação do Distrito Industrial 3


Seminários temáticos de desenvolvimento

O ciclo de Seminários dos Programas Prioritários Capda foi idealizado com intuito de ampliar a transparência sobre a efetividade dos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e fortalecer o protagonismo e a relevância dos Programas Prioritários no ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental e Amapá.

A primeira edição é dedicada ao Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial, tocada pelo Cetis Amazonas). Na sequência, os seminários abordarão os Programas Prioritários de Bioeconomia (dia 17), cuja programação ficará a cargo do Idesam, e o de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (3 de novembro), sob responsabilidade da Softex.

O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, explica que a iniciativa busca reunir empresas beneficiárias, entidades credenciadas no Capda, representantes do setor produtivo e órgãos de controle, consolidando os Programas Prioritários como ferramentas estratégicas para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da região.