As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Produção industrial do Amazonas de julho se mantém estável em relação a junho, diz IBGE

Pesquisa do IBGE mostra que pela primeira vez neste ano a produção industrial do Amazonas registrou crescimento nulo
Produção industrial do Amazonas de julho se mantém estável em relação a junho, diz IBGE

Foto: Suframa

A pesquisa Industrial Mensal – Regional, divulgada nesta segunda-feira (15/9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que a produção industrial do Amazonas, em julho, ficou estável em relação a junho, resultado obtido pela primeira vez neste ano. Em números absolutos, a variação foi de 0,0%.

Comparado com julho de  2024, a variação da produção industrial também foi nula (0,0%). Neste recorte da pesquisa, o destaque ficou com o volume de produtos químicos (48,9%), seguido por produtos derivados do petróleo e biocombustível (43,9%) e bebidas (12,2%). O menor percentual do volume da produção industrial ficou com máquinas e equipamentos (-16%).

Na variação acumulada em doze meses (ago-24 a jul-25) a produção industrial foi positiva em 1,7%. Já ao longo dos sete meses deste ano de 2025, a evolução da produção foi tímida, ficando em 0,1%.


Saiba mais:

Ovos de galinha, o ingrediente curinga que atende da cozinha simples até as sofisticadas

Chefes de cozinha transformam insumos amazônicos em pratos únicos, requintados e saborosos 


Produção industrial estável, mas faturamento e empregos em alta

Comparando os números desta pesquisa do IBGE com os Indicadores da Suframa, divulgados na semana passada, é possível ver que enquanto a produção segue estabilizada, com crescimento tímido, o faturamento das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus não para de bater recorde.

Segundo os indicadores da Suframa, o faturamento está na casa dos R$ 130 bilhões nos sete primeiros meses de 2025 e uma geração média-mensal de mais de 131 mil empregos diretos. Estes números são, conforme análise da Suframa, a prova da força do PIM, que apresenta números robustos em que pese o tamanho da produção seguir tímida.