A Páscoa de 2025 deve ser mais cara para os brasileiros: Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), itens presentes na ceia de Páscoa ou ligados ao feriado estão entre os alimentos que mais subiram de preço no mês de março.
Entre os itens específicos que subiram de preço, estão o ovo de galinha, tomate e, obviamente, o chocolate. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) estima que os chocolates ficaram mais de 27% mais caros em 2025. Já ovos de Páscoa avançaram 9,5% e bombons têm um aumento de 13,5%.
De acordo com especialistas, entre os alimentos mais consumidos na Páscoa estão ovos de chocolate, bacalhau, salmão, azeite de oliva, azeitonas, vinhos e batata.
Leia mais:
Feriado de Páscoa: saiba dias e horários de funcionamento dos bancos
Páscoa: chocolate realmente causa espinhas? Dermatologista explica
Dicas para economizar na Páscoa
Wanessa Guimarães, planejadora financeira CFP pela Planejar, afirma:
“Comprar por impulso ou ceder ao apelo emocional da data pode resultar em despesas desnecessárias. Uma boa dica é fazer uma lista antes de ir às compras e avaliar o que realmente é prioridade para a celebração”.
Segundo ela, substituir produtos pode ser uma boa alternativa. O bacalhau, por exemplo, é possível ser substituído por peixes como tilápia, merluza e sardinha, que oferecem excelente custo-benefício.
Ovos de chocolate podem ser trocados por barras, bombons ou versões artesanais feitas em casa.
Thaisa Durso, educadora financeira da Rico, também sugere que a solução para não exagerar nos gastos está no planejamento. Ela diz:
“Pesquisar preços, explorar formatos alternativos e definir um orçamento são passos essenciais para evitar compras impulsivas. Pequenos ajustes na forma de consumir podem fazer diferença no bolso sem perder o encanto da data”.
Especialistas também orientam consumidores a ficarem de olho em promoções nos sites e supermercados.
*Com informações de CNN Brasil