As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Expoagro: um mundo de produtos para além de animais e shows musicais

Expoagro também oferece ao visitante oportunidades nos segmentos de moda, facas artesanais e produtos agrícolas premium
Expoagro: um mundo de produtos para além de animais e shows musicais

Polo Moveleiro também é um dos destaques da Expoagro. (Gerson Severo Dantas)

A 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), que acontece até domingo (5/10), no Parque de Exposições Eurípedes Ferreira Lins, recebeu nos quatro primeiros dias uma média de 37 mil visitantes, que aproveitaram bem mais que a exposição de animais e os shows de artistas regionais.

Moda sertaneja, produtos premium, bebidas regionais, móveis em madeira de lei, praça de alimentação e exposição de máquinas e equipamentos também conquistam os visitantes que aproveitam para comprar produtos com preços mais “camaradas”.

No estande Ceará do Chapéu, o empresário Antônio Pereira Filho trabalha com moda country e garante que o faturamento na Expoagro supera o da loja itinerante que mantém na avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.

“Estou há 20 anos atuando na Expoagro e sempre com sucesso porque tenho a linha completa de moda country. Tenho bota, botina, calças, camisas, cinto, fivela, bainha para canivete, canivete, chapéu de vaqueiro e o de couro do Dominguinhos”, conta o empresário.

Além da moda, ele também trabalha com artesanato para fazendeiros, como facas especiais de churrasco que fazem um grande sucesso na feira.

Ceará do Chapéu

Ceará do Chapéu
Ceará do Chapéu e suas facas artesanais personalizadas

 


Saiba mais:

Univaja contesta contrato e diz que foi vítima de “cowboys do crédito de carbono”

Caviar amazônico ganha versões criativas e cheias de sabor

Expoagro começa domingo com exposição de animais e festival de artes


Cafés e cachaças também fazem sucesso:

Uma das atrações alternativas é o galpão de empreendedorismo indígena do setor primário, onde se destaca a produção da Cachaça do Índio, feita de forma artesanal a partir de uma mistura de caldo de cana, mirantã e outras ervas amazônicas.

Sateré-Mawé, natural de Barreirinha, na região do Baixo Amazonas, Yuri Magno é o responsável pela Cachaça do Índio e por outros produtos que utilizam a biodiversidade conhecida pelos povos originários do município de Tapauá, no rio Purus.

“Eu casei com uma índia Apurinã e me mudei para Tapauá, onde desenvolvemos a cachaça, garrafadas a base de produtos da floresta, como andiroba e copaiba, além dos nossos perfumes atrativos”, explica

Sobre os perfumes atrativos, ele conta que o maior sucesso da marca é o “Atração da Bota”, que, quando usado por mulheres, teria o efeito de atrair homens. “É o nosso produto mais vendido”, garante. Quanto à fórmula, Yuri explica que o responsável pela produção, um pajé Apurinã, não revela o segredo a ninguém. Já o perfume “Jibóia Branca”, feito à base de sândalo da floresta, seria capaz de, quando usado por homens, atrair mulheres.

 

Yuri Magno e a cachaça do Índio
Cachaça do Índio, envasada em 1999, é produzida em Tapauá.
Andiroba e Copaíba de Tapauá
Andiroba e Copaíba de Tapauá

Outro produto que chama bastante atenção fora do circuito de exposição animal e dos shows musicais é o café produzido na Fazenda Progresso, localizada no município de Rio Preto da Eva, na Região Metropolitana de Manaus.

O engenheiro agrônomo responsável pelo estande da fazenda, Rafael Decaris, conta que a família atua no setor primário há mais de trinta anos, inicialmente com o cultivo de frutas cítricas, como laranja, tangerina e limão. Nos últimos anos, porém, diversificou a produção, incluindo café e açaí.

“Temos 40 hectares plantados de café, da espécie Robusta Amazônica, e estamos aos poucos ganhando mercados tanto aqui no Estado quanto vendendo parte da nossa produção para torrefadoras de fora”, conta Rafael.

Ele diz que a Expoagro e traz uma grande oportunidade de negócios, mas, principalmente, abre uma janela para apresentação dos produtos da fazenda. No local ele comercializa tanto o açaí quanto café torrado e moído e também em grãos.

Planta de café da espécie Robusta Amazônica
Rafael mostra um pé de café da espécie Robusta

Quem também estava celebrando os negócios fechados até esta quarta-feira (1º) eram os vendedores de máquinas e equipamentos agrícolas. Durante a Expoagro, eles aproveitam a isenção do ICMS concedida pelo Governo do Estado para oferecer aos produtores rurais descontos que podem chegar a 20% no preço.

Não por acaso, todas as grandes marcas marcaram presença na feira, como Iveco, Mercedes-Benz, Massey Ferguson, John Deere, Husqvarna e Stihl. “As vendas estão boas, mas queremos desovar todo o estoque trazido para cá”, disse um vendedor à Rede Onda Digital.

Máquinas e equipamentos agrícolas
Máquinas e implementos agrícolas são vendidos sem ICMS na Expoagro

Conforme a Secretaria de Produção Rural, a Expoagro deste ano mobiliza 580 expositores e prevê gerar mais de R$ 230 milhões em negócios diretos.