Sinésio comenta sobre possível filiação de Vanda Witoto: “O PT não decide sozinho”

(Foto: Onda Digital)
Em entrevista exclusiva à Rede Onda Digital, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) foi questionado sobre a possível saída da liderança indígena Vanda Witoto, da Rede Sustentabilidade, para se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT). Na ocasião, ele também comentou sobre o manejo do jacaré no Amazonas e compartilhou sua visão sobre o cenário político atual.
De acordo com Sinésio, diante dos rumores sobre a filiação de Vanda ao PT, é fundamental destacar que as decisões do partido não são tomadas de maneira individual.
“Eu sempre digo o seguinte: fui eleito, agradeço à militância, fui eleito com 70% dos votos para ser presidente estadual pela quarta vez. Estou no PT, ocupando hoje o oitavo mandato — um de vereador em 1996 e sete de deputado estadual, sempre pelo PT. O PT hoje faz parte de uma federação nacional. O PT não decide sozinho. O PT está inserido em uma federação que inclui PT, PV e PCdoB”, afirmou.
Saiba mais:
Proposta prevê multa de até R$ 10 mil para envolvidos em brigas de torcidas no Amazonas
Leia a entrevista:
Onda Digital: Sinésio, fale um pouco mais sobre o manejo do jacaré. É um projeto de lei de sua autoria que está em tramitação na ALEAM? Explique melhor sobre o assunto.
Sinésio: “Esse projeto foi fruto de muitas audiências públicas. Fizemos em vários municípios, discutindo a elaboração de um plano de manejo que pudesse atender a uma demanda dos pescadores e moradores das comunidades ribeirinhas. Quando me procuraram, apresentaram primeiro um problema: os ataques de jacarés, que têm ocorrido devido à grande quantidade desses animais nos rios. Basta visitar hospitais de Manaus ou do interior para encontrar vítimas de ataques e mutilações.
Então, eu pensei: em vez de o jacaré ser um problema para pescadores e ribeirinhos, qual seria a saída? A saída é manter os animais em seu habitat, mas com o manejo adequado, como já aconteceu com o pirarucu. Há cerca de 15 anos, o pirarucu estava em risco de extinção, mas, com o manejo, hoje temos exemplares de até 3 metros. O jacaré, assim como o pirarucu, pode ser fonte de proteína animal. A carne é rica em proteína, com baixo teor de gordura, podendo ser usada até na merenda escolar e exportada.
A carcaça pode ser aproveitada para a produção de ração animal; os dentes e ossos, usados em biojoias; e o couro também tem valor comercial”.
Onda Digital: Você é o presidente estadual do PT-AM. Como estão as conversas de bastidores visando as eleições? Existem diálogos com Vanda Witoto?
Sinésio: “Como disse, o PT faz parte de uma federação com PV e PCdoB. Este ano, quem preside a federação é o PCdoB, e no próximo ano será o PT. Tudo será construído dentro de um processo democrático, ouvindo inclusive a direção nacional. No Amazonas, já conversamos com PV e PCdoB para fortalecer a federação.
Havia expectativa de aumento no número de cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, mas o Supremo já decidiu que não haverá essa mudança. Continuaremos com 24 deputados estaduais e 8 federais. Isso exige que os partidos montem chapas fortes. Sobre a Vanda, ela está bem posicionada na Rede, e quem deve falar por ela é ela mesma. O PT está aberto a lideranças alinhadas ao nosso projeto de esquerda, mas toda adesão passa por avaliação interna”.
Onda Digital: Ano que vem teremos eleições. O deputado Sinésio vai para a reeleição ou pretende buscar um cargo maior?
Sinésio: “Sou candidato à reeleição como deputado estadual. O Planalto é bom, mas a planície é melhor, porque é onde estamos perto do povo da Amazônia. Uso os finais de semana para visitar comunidades, ouvir as pessoas e elaborar projetos que atendam suas demandas. Meu foco é reforçar a federação, trabalhar pela reeleição do nosso presidente Lula e fortalecer nossa atuação no Estado”.
Onda Digital: O que você acredita que falta na política atual para termos mais representantes que realmente lutem pelos interesses públicos?
Sinésio: Temos bons quadros no Amazonas. A Vanessa Grazziotin foi vereadora comigo em 1996. O Eron, por exemplo, teve vários mandatos como deputado estadual e hoje é professor universitário. Ele já sinalizou candidatura novamente e deve estar na nossa chapa. Essa renovação é necessária. A federação entre PT, PV e PCdoB está unida e busca nomes competitivos para fortalecer nossa representação.
Articulações
O ex deputado federal Marcelo Ramos (PT), tem sido visto buscando articulações politicas visando as eleições de 2026, muito mais que o deputado estadual Sinésio Campos, o qual é o atual presidente do PT Amazonas.
Assista à entrevista completa em vídeo:
“O PT hoje faz parte de uma federação nacional. O PT não decide sozinho”, afirma Sínesio sobre possibilidade de Vanda migrar para o partido pic.twitter.com/rb0zFrgAUs
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 3, 2025
