As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Moraes determina início do processo de extradição de Ramagem

Ramagem deixou o país no mesmo mês em que a Primeira Turma do STF o condenou a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão
15/12/25 às 16:51h
Moraes determina início do processo de extradição de Ramagem

(Foto: reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (15/12) o início dos procedimentos para a extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que deixou o Brasil e está nos Estados Unidos desde setembro. A ordem foi encaminhada à Secretaria Judiciária da Corte, que ficará responsável por dar andamento ao processo.

Ramagem deixou o país no mesmo mês em que a Primeira Turma do STF o condenou a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão pelos crimes de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Na decisão, Moraes determinou o envio da documentação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para formalizar o pedido de extradição, conforme o tratado firmado entre Brasil e Estados Unidos.

A área técnica do STF reunirá os autos do processo que resultaram na condenação. Em seguida, o material será analisado pelo Ministério da Justiça, que verificará o cumprimento dos requisitos legais e preparará o pedido formal. A etapa final caberá ao Ministério das Relações Exteriores, responsável por encaminhar a solicitação ao governo norte-americano pela via diplomática.


Leia mais

PF prende filho de empresário em Manaus em investigação sobre fuga de Ramagem

Senado pode votar nesta quarta (17) PL da Dosimetria


Aliados do parlamentar afirmam, porém, que Ramagem pretende solicitar asilo político nos Estados Unidos. Investigações da Polícia Federal indicam que ele deixou o Brasil de forma clandestina, atravessando a fronteira com a Guiana pelo estado de Roraima, sem registro em postos migratórios.

Ainda segundo as apurações, o deputado embarcou no aeroporto de Georgetown, capital guianense, com destino aos Estados Unidos, onde teria ingressado utilizando passaporte diplomático, apesar de haver determinação para o cancelamento do documento.

(*)Com informações da Agência Brasil)