Foi dada à largada! Bi Garcia corre pelos bastidores para vice de Omar Aziz em 2026

Reprodução/ Instagram @frankbigarcia
Uma cena registrada em vídeo chamou a atenção e aqueceu os bastidores da política amazonense. A presença do ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia, dividindo espaço com o senador Omar Aziz, ambos do PSD-AM, nesta quinta-feira (4/9), no Parque Amazonino Mendes, zona Leste de Manaus.
O evento seria para entrega de equipamentos agrícolas do programa Manaus + Agro, mas ficou ofuscado diante no ano que se aproxima: as eleições gerais de 2026.
No discurso, Aziz reforçou a defesa de políticas de desenvolvimento sustentável e valorização do setor primário, mas a leitura feita nos bastidores foi outra: a construção de alianças.
A imagem de Bi Garcia, circulando numa pauta como esta, surge como um nome cotado de vice na chapa de Omar Aziz em 2026, sendo interpretada como um sinal de aproximação cada vez mais explícita entre as lideranças.
Bi Garcia, que encerrou seu ciclo na Prefeitura de Parintins após sucessivos mandatos, segue atuante (mesmo que atrás dos holofotes) na campanha da esposa, deputada estadual Mayra Dias (Avante), na Assembleia Legislativa do Amazonas, e elegeu o sucessor na ilha tupinambarana, o atual prefeito de Parintins Matheus Assayag (PSD).
O nome de Garcia vem sendo sondado como alguém capaz de trazer um “peso político” ao interior na eventual chapa de Aziz. Sua presença também ao lado de David Almeida (Avante), aliado estratégico do senador, amplia ainda mais as especulações sobre a composição da majoritária em 2026.
Nas redes sociais, Bi disse que foi até o evento a convite de Omar e ainda ressaltou: “Isso é trabalhar pelo Amazonas: sempre defendendo políticas que trazem desenvolvimento sustentável, prosperidade e mais qualidade de vida para a nossa gente”, publicou.
Nos corredores da política amazonense, a avaliação é de que o movimento de Aziz busca equilibrar forças entre a capital e o interior, preparando terreno para uma disputa que promete ser acirrada.
Aziz precisa apenas de uma peça importante no tabuleiro que já está sendo montado para a disputa eleitoral. Alguém que tenha uma excelente expertise, boa imagem e acima de tudo, saiba ser bem articulado entre os aliados.
“Corredores na disputa”
Além de Bi, existem outros corredores que estão ansiosos para chegar à linha final.
A primeira delas é Fernanda Aryel Almeida (Avante), colocada nos holofotes pelo pai, como um dos nomes fortemente negociáveis para compor a chapa de vice. O nome dela surgiu durante uma entrevista de Almeida à Rede Onda Digital, nesta quinta-feira, 4/9, que exaltou a carreira e trajetória da filha, mesmo sendo tão nova, 30 anos de idade. A única presença feminina sendo colocada em xeque.
“Eu entrei na política em 96, a Ariel nasceu em 94. Então, desde muito pequeno ela me acompanha, ela já me acompanha a vida toda. Mas assim, no mandato, ela já tem 20 anos comigo. Todas as minhas campanhas, ela é a coordenadora da juventude, tanto é que o trabalho dela se destacou, que ela alcançou um posto nacional. Ela é presidente nacional do Avante Jovem”, disse ao PodMais, da Rede Onda Digital.
Aryel Almeida, por sua vez, declarou em entrevista recente que ela se sente pronta para disputar uma eleição, mas não disse se seria um cargo de vice ou de deputada federal.
“Então assim, eu tentei fugir da política, mas eu acho que é inevitável e eu me sinto pronta assim, principalmente agora, depois da minha formação, sou médica, sou mãe, acaba que isso também traz uma bagagem pra gente, uma forma de pensar muito diferente e eu sei que eu posso agregar muito”, disse a médica em entrevista ao AMPOST.
Saullo Vianna. Para muitos, “deixar” o posto de deputado federal em Brasília para assumir a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), na capital amazonense, pode ser classificado como um “tiro no pé”, porém, a estratégia funciona muito bem no perfil dele.
O secretário teve seu nome colocado em jogo dentro dos bastidores, como uma pessoa de extrema confiança de Omar Aziz e também de David Almeida, servindo como um elo que mantém a pacificação entre a aliança.
Sobre isso, Saullo disse à Rede Onda Digital, que gostou de ter o nome especulado, mesmo afirmando que ainda está muito cedo.
“Eu fico honrado de ter sido lembrado como um nome de opção para concorrer ao cargo de vice-governador na eleição de 2026. Mas o momento para definições não é este ano. Este é o momento de trabalhar e de mostrar resultados à população”, disse Saullo Vianna em 4 de agosto.
