As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Sisu 2026 permitirá uso das notas do Enem de até três edições anteriores

Candidatos poderão escolher a melhor média entre os exames de 2023, 2024 e 2025
25/10/25 às 07:44h
Sisu 2026 permitirá uso das notas do Enem de até três edições anteriores

Foto: Reprodução

A partir da edição de 2026, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permitirá que os candidatos utilizem as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 — no processo de inscrição e classificação.

A novidade está prevista no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União em 20 de outubro, e representa uma mudança inédita nas regras do programa. O documento também pode ser consultado na página oficial do Sisu.

Melhor nota será considerada

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), será considerada, para fins de classificação, a edição do Enem com a melhor média ponderada do participante, de acordo com o curso escolhido. A regra vale apenas para quem não participou da prova como treineiro — estudantes que ainda não concluíram o ensino médio.

Adesão das universidades começa em 27 de outubro

As instituições de ensino superior que desejam participar do Sisu 2026 poderão aderir ao sistema entre 27 de outubro e 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão.

Para participar, as universidades precisam ter concluído o preenchimento das vagas da última edição do processo seletivo em que estiveram inscritas. Durante o período de adesão, será possível reabrir e alterar o termo de participação.


Saiba mais: 

Casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas sobem no Brasil e mortes chegam a 15

Trump sinaliza possível redução de tarifas ao Brasil e anuncia encontro com Lula


Entenda o Sisu

O Sisu é o sistema eletrônico do MEC que permite aos estudantes, de forma gratuita e unificada, concorrer a vagas em universidades públicas de todo o país usando a nota do Enem. O objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior e tornar o processo seletivo mais transparente e democrático.

Desde 2024, o programa passou a ter edição única anual, reunindo as vagas para cursos com início no primeiro e segundo semestres.

Na edição de 2025, o Sisu ofertou 261.779 vagas distribuídas em 6.851 cursos de 124 instituições públicas. Foram 254,8 mil candidatos aprovados, sendo 128 mil na ampla concorrência, 111 mil pelo sistema de cotas e 14 mil por ações afirmativas próprias das universidades.

 

 

*Com informações da Agência Brasil.