Após recall na Europa, Anvisa proíbe venda de fórmulas infantis da Nestlé no Brasil, por risco de contaminação

Produtos Nestlé suspensos (Foto: Nestlé/Reprodução).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição e o uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, fabricadas pela Nestlé Brasil. A decisão consta da Resolução nº 32/2026, publicada nesta quarta-feira (7/1).
Segundo a Anvisa, a medida foi adotada após a identificação do risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. Ingestão de alimentos contaminados pela bactéria podem causar vômitos persistentes, diarreia e letargia.
A medida da Anvisa ocorre após um recall dos mesmos produtos em vários países, promovido pela Nestlé. A toxina foi detectada em itens provenientes de uma fábrica na Holanda, associada a um ingrediente fornecido por um fornecedor global de óleos terceirizados, o que levou à decisão de ampliar o recall de forma internacional.
Produtos estão sendo recolhidos em países europeus, mas também na Turquia e na Argentina. No Brasil, a proibição atinge apenas alguns lotes das marcas citadas. Veja abaixo:


Leia mais:
Larvas em chá de camomila levam Anvisa a suspender venda do produto
O que acontece com o corpo ao beber suco de laranja todos os dias, segundo pesquisa brasileira
Orientações a pais e responsáveis:
- Verifique o número do lote impresso no rótulo das fórmulas infantis das marcas afetadas.
- Não utilize nem ofereça o produto se ele pertencer a um dos lotes recolhidos. Os demais lotes não foram afetados.
- Para trocas ou devoluções, procure o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Nestlé indicado na embalagem.
- Se a criança apresentar vômitos, diarreia ou sonolência excessiva após o consumo, procure atendimento médico. Ao buscar assistência, informe o alimento ingerido e, se possível, leve a embalagem.
*Com informações de G1






