Casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas sobem no Brasil e mortes chegam a 15

(Foto: Freepik)
O número de pessoas intoxicadas por metanol em bebidas alcoólicas aumentou no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Entre quarta-feira (22/10) e sexta-feira (24/10), o país passou de 53 para 58 casos confirmados da substância altamente tóxica.
No mesmo período, o total de mortes subiu de 10 para 15, conforme o novo boletim divulgado pela pasta. Apesar disso, o número de notificações gerais caiu de 112 para 108, o que indica que parte dos casos suspeitos foi descartada após análise laboratorial. As notificações descartadas aumentaram de 609 para 635.
O metanol é uma substância usada em produtos industriais, como solventes e combustíveis, e não deve estar presente em bebidas alcoólicas. A ingestão pode causar cegueira, parada cardíaca e até a morte, segundo especialistas.
São Paulo lidera os casos
O estado de São Paulo segue como o mais afetado pela contaminação. Agora são 44 casos confirmados, dois a mais que no boletim anterior, e 14 ainda em investigação. O estado também registrou aumento no número de óbitos, que passou de 7 para 9.
Saiba mais:
SP: Mulher alega legítima defesa após matar companheiro com 40 golpes de tesoura e esconder corpo
Trump sinaliza possível redução de tarifas ao Brasil e anuncia encontro com Lula
Outros estados também registram avanço
Além de São Paulo, Pernambuco teve alta de 3 para 5 casos confirmados, enquanto o Tocantins notificou o primeiro caso da doença.
No Paraná, o número de infecções permaneceu em 6, mas as mortes subiram de 1 para 3. Já Rio Grande do Sul e Mato Grosso continuam com um caso confirmado cada.
As investigações seguem em andamento em diversos estados: Pernambuco (19), São Paulo (14), Piauí (4), Paraná (4), Mato Grosso (4), Rio de Janeiro (1), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (1), Rio Grande do Norte (1) e Tocantins (1).
Alerta máximo
Das 15 mortes confirmadas, 9 ocorreram em São Paulo, 3 no Paraná e 3 em Pernambuco. Outros 9 óbitos ainda são investigados.
*Com informações do SBT News.






