Programa Dignidade Menstrual amplia acesso em todo o país

(Foto: Jerônimo Gonzalez/MS)
O governo federal passa a enviar, a partir desta semana, comunicados sobre o Programa Dignidade Menstrual, iniciativa que garante a oferta gratuita e contínua de absorventes higiênicos para aproximadamente 24 milhões de mulheres em todo o país.
Podem participar do programa mulheres entre 10 e 49 anos inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até R$ 218, além de estudantes de baixa renda da rede pública e pessoas em situação de rua.
Para acessar os absorventes, a beneficiária deve ir a uma farmácia credenciada e apresentar a autorização gerada no Meu SUS Digital, junto ao CPF e um documento oficial com foto.
O objetivo dos avisos é ampliar o conhecimento sobre o programa, reforçando a naturalidade do ciclo menstrual e informando sobre a disponibilidade de absorventes gratuitos.
Leia mais:
Câmara dos Deputados aprova licença menstrual de até dois dias por mês para trabalhadoras
Cólica menstrual: Conheça os 3 melhores chás para combater essa dor
Desde o mês passado, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) passaram a emitir a autorização para retirada dos itens às beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual. Agora, o documento pode ser obtido tanto presencialmente nas UBS quanto pelo aplicativo. A entrega dos absorventes permanece sendo realizada nas farmácias credenciadas ao Farmácia Popular.
Outra atualização importante é que adolescentes de 12 a 16 anos agora podem retirar os absorventes sem a presença de pais ou responsáveis.






