Aos 25 anos, Luísa Militão Vicente Barroso tomou posse como juíza do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em Brasília, tornando-se a magistrada federal em atividade mais jovem do país, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Formada em Direito há apenas quatro anos, a mineira natural de Inhapim, na Zona da Mata, deixou a cidade natal aos 16 anos para fazer o ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni/UFV).
Desde então, a jovem seguiu iniciando uma rotina de estudos para a formatura e preparação para concursos públicos.
No dia 31 de outubro de 2024, chegou a tão sonhada posse na magistratura, após um ano e meio do início do processo seletivo.
____________________________________________________
Saiba mais:
VÍDEOS: chuva alaga Manaus e até jacaré é flagrado tentando escapar
VÍDEO: Em MG, homem nu é expulso de hotel por se recusar a pagar programa
_____________________________________________________
Rotina de estudos
Nas redes sociais, a jovem compartilhou um pouco da sua história até conseguir a tão sonhada aprovação. Ela conta que a vontade de seguir na magistratura veio após estagiar no próprio TRF1, entre 2019 e 2020. Após se formar, começou a estudar rigorosamente, com 8 horas de estudos por dia, de segunda a sexta-feira, mais simulados aos finais de semana.
O novo método de preparação incluía oito horas diárias de videoaulas e leituras, de segunda a sexta-feira, e simulados aos sábados ou domingos.
“Apesar de ter os três turnos do dia livres, minha meta era estudar apenas oito horas líquidas. Penso que esse seja o limite de um estudo saudável, de uma trajetória leve. Além disso, nunca deixei de fazer atividade física e também me casei e mudei para Vitória da Conquista, na Bahia, neste período de 2022″, disse ao G1.
Aprovações
Antes de ser aprovada para o cargo de juíza federal, Luísa conquistou outras aprovações importantes, como para promotora de Justiça no Ministério Público da Bahia e defensora pública em Minas Gerais.
*Com informações de Estado de Minas e G1.