Manifestante tenta invadir Palácio do Planalto e é atingido por balas de borracha

(Foto: reprodução)
Um homem de 54 anos foi preso na madrugada desta quarta-feira (10/9) após tentar invadir o Palácio do Planalto, em Brasília. Identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri, ele chegou a ser atingido por dois disparos de bala de borracha disparados por militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, a invasão ocorreu por volta das 3h30, quando o homem pulou as grades de proteção do prédio e avançou em direção à rampa que dá acesso ao segundo andar. Mesmo advertido, ele continuou avançando e acabou atingido no quadril e na perna antes de ser contido.
Levado à Superintendência da Polícia Federal, Fulgieri prestou depoimento e foi encaminhado para atendimento médico e avaliação psiquiátrica. A PF informou que ele responderá por resistência e desobediência, com o caso remetido ao Juizado Especial Federal.
Leia mais
Vereador em 9 meses já gastou mais de R$ 225 mil do cotão em 2025 com advogados e divulgação
Para Fux, manifestações com propósitos sociais que critiquem o governo não são crime
De acordo com a Polícia Militar, o homem já havia tentado entrar no Planalto horas antes, por volta de 0h30, e era “conhecido” por ações semelhantes. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros avaliou que não havia necessidade de encaminhamento hospitalar.
Fulgieri também é investigado por outras tentativas de invasão a prédios públicos na Praça dos Três Poderes. Dois dias antes, tentou entrar no Senado Federal afirmando que queria “sentar no trono” do presidente da Casa, mas foi impedido pelos seguranças.
Nos últimos meses, o Palácio do Planalto voltou a ser cercado por grades de segurança, medida que havia sido suspensa em 2023, mas foi retomada diante do risco de novos protestos ligados ao julgamento da chamada trama golpista no Supremo Tribunal Federal.
