Conta de energia sobe com bandeira vermelha 1 em novembro; veja o valor adicional

(Foto: Agência Brasil)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (31/10) que a bandeira vermelha patamar 1 continuará em vigor durante o mês de novembro. Com isso, as contas de luz terão um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Nos meses de agosto e setembro, a bandeira aplicada foi a vermelha patamar 2, com cobrança extra de R$ 7,87 por 100 kWh. Em outubro, a Aneel já havia reduzido para o patamar 1.
De acordo com a agência, a decisão foi tomada por causa da falta de chuvas, que tem reduzido o nível dos reservatórios e dificultado a geração de energia nas hidrelétricas. Por isso, é preciso acionar as usinas termelétricas, que têm custo mais alto.
Leia mais
Japinha do CV está viva? Entenda as suspeitas de traficante estar atuante nas redes sociais
A Aneel também destacou que a energia solar é intermitente, ou seja, só é produzida durante o dia, o que exige o uso das termelétricas para garantir o fornecimento de energia, principalmente no horário de pico.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos de geração de energia no país. Quando a bandeira é verde, não há cobrança adicional. Já as bandeiras amarela e vermelha indicam aumento na tarifa conforme o custo da produção de energia no Sistema Interligado Nacional.
*Com informações Aneel.






