Um ciclone extratropical, o primeiro de 2025, que se configura no Oceano Atlântico a sudeste do Rio Grande do Sul e ao extremo oeste de Santa Catarina, traz a possibilidade de temporais, com rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo, nesta quinta-feira (27/3).
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu quatro alertas de chuvas intensas que abrangem todas as regiões do Brasil por causa do ciclone. O Amazonas foi incluído no alerta, que ficará em vigor até a sexta (28), com o centro do estado apresentando “Perigo Potencial” para chuvas.
Leia mais:
Chuvas fazem rio Negro subir em Manaus: Nível está 1 metro acima do mesmo período de 2024
VÍDEO: Fortes chuvas no interior de SP transformam rua em rio e carro é arrastado
O que é o ciclone extratropical?
Formado por centros de baixa pressão que ocorrem do contraste de temperaturas, o ciclone extratropical é um fenômeno característico do outono no território gaúcho. Ele começa a se deslocar do extremo Sul do país e deve se estender até sexta-feira.
A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu alerta para chuva intensa entre a tarde desta quinta e a noite desta sexta-feira (28/3). Com previsão de alta precipitação, rajadas de vento, granizo e descargas elétricas, os acumulados podem chegar a 40 mm.
O Inmet emitiu quatro avisos na escala amarela, de “perigo potencial”, indicam chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, que, além do Rio Grande do Sul, englobam boa parte do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, cenário comum nas últimas semanas, devido à alta umidade.
Veja aqui: https://alertas2.inmet.gov.br/50189.
O Inmet recomenda:
- Não enfrente o mau tempo;
- Observe qualquer alteração nas encostas;
- Não se abrigue debaixo de árvores;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
*Com informações de Metrópoles.