Anvisa emite alerta para posts falsos de distribuição de Mounjaro no SUS

(Foto: Shutterstock)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alertou na terça-feira (7/10) para que consumidores fiquem atentos contra falsos anúncios nas redes sociais envolvendo uma falsa distribuição do medicamento Mounjaro no Sistema Único de Saúde (SUS).
O remédio, cujo princípio ativo é a tirzepatida, é usado para tratamento da obesidade e da diabetes tipo 2 e ganhou fama por promover perdas de peso de até 20% em seus usuários, mas o tratamento pode chegar a custar até R$ 4 mil mensais por paciente.
No Brasil, o Mounjaro não está disponível na rede pública pelo SUS: É um medicamento de uso controlado e só pode ser adquirido em farmácias autorizadas, mediante prescrição médica.
Ainda assim, postagens na internet surgiram prometendo acesso gratuito ao remédio “após cadastro” em links suspeitos, para recolhimento de dados das pessoas. Os anúncios imitam páginas institucionais e utilizam endereços eletrônicos como “gov.anvisa.org”, que não pertence à agência.
O comunicado da Anvisa afirma:
“Esses anúncios são falsos. A agência não vende, distribui ou indica pontos de venda. Os sites que prometem Mounjaro gratuito são tentativas de fraude”.
Leia mais:
Esteticista é presa por aplicar ‘mounjaro’ sem prescrição médica em Tefé
Veja como vai funcionar a nova regra para a compra de canetas emagrecedoras
A Anvisa reforça que o uso de medicamentos comprados em canais não regularizados representa risco grave. Além da possibilidade de fraude financeira, há perigo de exposição a produtos falsificados, sem controle de qualidade e com formulações desconhecidas.
Quem encontrar postagens suspeitas deve evitar clicar nos links e registrar denúncia pelos canais oficiais da Anvisa e das redes sociais onde eles forem encontrados.
*Com informações de Metrópoles
