Círio de ‘Nazinha’: milhares de fiéis tomam as ruas de Belém e as águas da baía do Guajará

Mais de um milhão de pessoas foram as ruas de Belém e do distrito de Icoaraci, na região Metropolitana da capital paraense, para acompanhar, na manhã deste sábado (11/10), dois dos principais eventos do Círio de Nazaré deste ano. A Romaria Rodoviária e a Romaria Fluvial, que encerrou por volta de 10h30 (horário de Manaus) e deram lugar a Moto Romaria.
Fiéis esperam pelo início da Moto Romaria
O dia dos fiéis começou por volta de 4h30 (horário de Manaus) com a participação na Romaria Rodoviária que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Basílica Santuário, no Centro de Belém, e passa oficialmente pelo município de Ananindeua, também na região metropolitana, e segue até o porto de Icoaraci
O trajeto, de aproximadamente 24 quilômetros até o distrito de Icoaraci foi cumprido em quase quatro horas. No local a Romaria Fluvial foi precedida por uma missa celebrada no Trapiche de Icoaraci pelo arcebispo emérito de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa.
Saiba mais:
BR-319: Ministro Renan Filho entra na “guerra de narrativas” e ataca Tarcísio de Freitas
Produção industrial medida pelo IBGE tem forte retração em agosto: -7,4%
Romaria reúne motoclubes de todo o País
A Polícia Militar do Pará estimou que ao menos 50 mil pessoas e mais de 400 embarcações participaram da Romaria Fluvial, que chegou a escadinha do Cais do Porto às 11h30 para ser recebida pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski e demais autoridades do governo do Estado.
No total a procissão de fé pela baía de Guajará percorreu 10 milhas náuticas, aproximadamente 18 quilômetros, a bordo do navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil.
O último ato de fé do povo paraense e devotos de Nossa Senhora de Nazaré na manhã deste sábado ocorre com a Moto Romaria reunindo motociclistas de diversos grupos de todo o País que também prestam homenagens à santa. Essa parte se encerra com a volta da imagem peregrina para a basílica santuário.
À noite haverá a procissão de Transladação da imagem da santa, que deixa o Colégio Gentil, anexo a Basílica Santuário, e vai para a igreja da Sé, antiga matriz de Belém. A Polícia Militar do Pará estima um público de 1,5 milhão de fiéis seguindo a transladação pelas ruas da capital, num espétaculo de fé menor apenas que o Cirio de domingo, quando a expectativa de público chega a 2,5 milhões de pessoas nas ruas.
