Com os riscos causados por mudanças climáticas, a população deve estar alerta em relação a possíveis desastres como deslizamento, alagamento, causados por fortes chuvas. Conforme alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em 2023 Manaus liderou o ranking de cidades com maior número de desastres naturais no Brasil.
No ranking, atrás do Amazonas estão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Com as fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul, no qual atingiu mais de 2,1 milhões de pessoas, é preciso atentar sobre os riscos de deslizamento de terra. A Defesa Civil do Amazonas, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil possui uma ferramenta que mostra regiões vulneráveis em todo o Amazonas.
LEIA MAIS:
Enchente no Rio Grande do Sul: Acompanhe as principais notícias desta quarta (15/05)
Banco do Brics vai destinar R$ 5,7 bilhões para reconstrução do Rio Grande do Sul
Para utilizar a ferramenta, o cidadão precisa inserir seu endereço ou CEP no campo de busca, que indicará se a localização está em uma área de risco. Na ferramenta, o morador consegue descobrir o grau de risco e o tipo de desastre, a ferramenta pode ser consultada aqui.