Manaus e São Paulo podem vir a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco. As candidaturas das capitais, na categoria Cinema e Gastronomia, para representar o Brasil foram confirmadas na última segunda-feira (24/2) pelo Comitê de Seleção do Governo Federal, do qual fazem parte os ministérios do Turismo, da Cultura e a Comissão Nacional do Brasil para a Unesco (Ministério das Relações Exteriores).
As duas cidades endossadas pelo governo federal deverão formalizar suas candidaturas na plataforma da entidade até 03 de março, à meia-noite, horário de Paris (20h no horário do Brasil).
A decisão pelos dois municípios considerou vários critérios da Organização da Unesco, como alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a história e o patrimônio dos municípios; a sinergia junto a outras áreas criativas; viabilidade financeira; a capacidade do município de contribuir e se engajar na Rede e a adesão de autoridades municipais ao processo.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou o destaque do país na Rede.
“O Brasil ocupa atualmente uma importante posição, atrás apenas da China e empatando com a Itália no número de Cidades Criativas. Isso demonstra a importância das políticas públicas dos municípios e do governo federal para impulsionar o setor criativo como fator de contribuição para o desenvolvimento sustentável do país, além de ampliar a visibilidade do turismo brasileiro na comunidade internacional”, observou.
Leia mais:
Justiça mantém suspensão do reajuste da tarifa de ônibus em Manaus
Bloco do recesso: Vereadores de Manaus vão ficar oito dias sem trabalhar no carnaval
A disputa também se baseou em quesitos como a qualidade da apresentação das cidades nas línguas inglesa ou francesa e os materiais de divulgação, a exemplo de fotos e websites. Também nortearam o processo de seleção o equilíbrio e o potencial regional para atuar em rede, de modo a privilegiar áreas geográficas e especialidades criativas com menor representação internacional na Rede. A partir de agora, São Paulo e Manaus serão submetidas à apreciação da Unesco.