Mais 30 amazonenses afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul estão em análise para um terceiro voo de realocação para Manaus, encerrando assim a operação de resgate no estado, segundo informações divulgadas, nesta terça-feira (21/05), pelo Governo do Amazonas.
Ao todo, já retornaram 60 pessoas para Manaus, entre elas estavam duas crianças com transtorno do espectro autista, uma criança com síndrome de Down, três famílias que estavam em abrigos, e a maioria das pessoas estavam alojadas na casa de amigos nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Canelas e Gramado.
Devido à interdição dos aeroportos nas áreas afetadas pelas enchentes, os voos comerciais partiram de Florianópolis, com os cidadãos sendo previamente deslocados para a capital de Santa Catarina.
Leia mais
Afetados pelas enchentes no RS, 60 amazonenses retornam a Manaus
Dupla é presa após tentar furtar doações para vítimas das enchentes do RS
Resgate
No início do mês, o Governo do Amazonas enviou 15 bombeiros militares para o Rio Grande do Sul, para dar apoio direto nas ações de busca e resgate de vítimas das severas chuvas e enchentes no estado. A tropa chegou no início do dia 16 de maio a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde se apresentou ao Comitê de Crise. Eles estão atuando na cidade de Lajeado.
O Governo também enviou uma equipe especializada da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), para auxiliar nas operações de resgate e policiamento no estado gaúcho.