Após tentativa de invasão a palco do Sou Manaus, prefeitura se manifesta

Foto: Reprodução
A noite de sábado (6/9) no festival Sou Manaus Passo a Paço 2025 foi marcada por um princípio de tumulto após uma tentativa de invasão ao palco Malcher por parte de pessoas que não possuíam a pulseira obrigatória para acesso ao espaço.
Segundo uma nota divulgada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), a situação ocorreu por volta das 21h15, e exigiu a intervenção das equipes de patrulhamento da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Sobre a confusão
Para garantir a segurança dos participantes, as guarnições foram orientadas a interromper temporariamente o acesso ao palco, medida que afetou também o público que já possuía a pulseira de entrada e aguardava para entrar.
Inicialmente, os agentes tentaram dialogar com a multidão e explicar o fechamento temporário, segundo a nota. No entanto, parte do grupo resistiu à orientação, lançando pedras e garrafas contra os agentes e tentando romper a barreira de segurança.
Diante da escalada de violência, as forças de segurança utilizaram spray de pimenta e contenção física para controlar o tumulto.
Leia também:
Programação do palco Malcher no Sou Manaus é antecipada neste domingo (7); veja os horários
Ivete Sangalo agita público no Sou Manaus após nove anos e pede ‘título de cidadã amazonense’
Após o controle da confusão, a entrada no espaço foi retomada de forma gradual, com acesso liberado exclusivamente para quem apresentava a pulseira do evento.
Em nota, a Prefeitura de Manaus destacou que a atuação da Guarda Municipal seguiu os protocolos de segurança estabelecidos, com o objetivo de “proteger a população, preservar vidas e garantir a tranquilidade dos participantes” do festival.
Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), responsável pelo colegiado municipal, e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), pasta responsável pela Guarda Municipal de Manaus, informa que as equipes de patrulhamento que atuavam na noite deste sábado, 6/9, no #SouManaus Passo a Paço 2025, reforçando a segurança e o apoio às ações de triagem em pontos estratégicos da festa, tiveram que agir, por volta das 21h15, para conter uma tentativa de invasão ao palco Malcher de pessoas sem a pulseira que garante acesso ao espaço.
Para preservar a integridade dos participantes do festival, as guarnições foram orientadas a interromper temporariamente o acesso ao local, o que retardou a entrada das pessoas que tinham a pulseira e estavam do lado de fora do palco.
Inicialmente, os agentes da Guarda Municipal tentaram conversar e orientar a população sobre o fechamento temporário. No entanto, diante da resistência de parte da multidão, que chegou a arremessar pedras e garrafas contra as guarnições e tentou romper a barreira de segurança, tanto a Polícia Militar quanto a Guarda Municipal tiveram de fazer uso moderado da força, incluindo o emprego de spray de pimenta, até que o tumulto fosse controlado.
